Japão fica pela fase de grupos na AFC e diz adeus ao titulo asiático e ao Mundial 2024

O campeão Japão teve a sua defesa do título encerrada dramaticamente na fase de grupos, ao ser eliminado da AFC Futsal Asian Cup Tailândia 2024, após um empate 1-1 com o Tajiquistão, na Bangkok Arena, nesta segunda-feira.
O Japão nunca antes tinha falhado a fase a eliminar, mas a impressionante derrota na primeira jornada para a República do Quirguistão, eventual 2º colocado do grupo, provou ser a sua ruína e, em vez disso, o Tajiquistão progrediu às suas custas como vencedor do Grupo C, juntamente com os seus compatriotas centro-asiáticos, que terminaram acima na diferença de golos.
Com um ponto atrás do Tajiquistão na classificação, a responsabilidade recaiu sobre o Japão naquele que era um jogo de vitória obrigatório e, no primeiro minuto, Ryoto Kai e depois Ryohei Ando já haviam forçado o guarda-redes do Tajiquistão, Firuz Berkmurodov, a grandes defesas.
O Tajiquistão ficou preso no seu próprio meio-campo, quando Kazuhiro Nibuya desviou um passe de Takumi Nagasaksa, antes que o remate especulativo de Shota Yamanaka acertasse o lado errado da trave.
Os centro-asiáticos tentaram contra-atacar quando puderam, e Dilshod Salomov subiu na quadra aos oito minutos, mas o seu remate não testou Guilherme Kuromoto.
O guarda-redes japonês foi testado apenas um minuto depois, ao voar para a esquerda para evitar um remate certeiro de Komron Aliev.
A pressão do Japão valeu a pena quando abriu o marcador aos 11 minutos. Um passe penetrante de Sora Kanazawa da esquerda encontrou Kentaro Ishida à espreita na área para finalizar com inteligência para Berkmurodov.
Nos últimos cinco minutos do intervalo, Nekruz Alimakhamdov enfrentou Kuromoto, mas a bola saiu por cima.
O Tajiquistão continuou onde parou após o reinício e fez a primeira ação à baliza, com Nasratsho Ismoilov a permitir outra defesa de Kuromoto, antes de Yusei Arai subir pelo outro lado e desferir um remate que acertou na parte inferior da trave.
Fayzali Sarforov manteve Kuromoto alerta com outro remate contundente, enquanto o Tajiquistão continuava a sondar a retaguarda japonesa e teve a recompensa aos 26 minutos. Aliev encontrou Samandar Rizomov na ala que fez um passe para Muhamadjon Sharipov, que finalizou por cima de Kuromoto no canto oposto da rede.
Quando o jogo entrou nos cinco minutos finais, ambas as procuraram vencer e com o Japão de 5x4, Yuta Tsutsumi acertou na trave a segundos para o final. O Tajiquistão segurou o empate para garantir o seu lugar nos quartos de final e ao fazê-lo criar um dos maiores choques da história do futsal asiático.