Japão fica pela fase de grupos na AFC e diz adeus ao titulo asiático e ao Mundial 2024



O campeão Japão teve a sua defesa do título encerrada dramaticamente na fase de grupos, ao ser eliminado da AFC Futsal Asian Cup Tailândia 2024, após um empate 1-1 com o Tajiquistão, na Bangkok Arena, nesta segunda-feira.

O Japão nunca antes tinha falhado a fase a eliminar, mas a impressionante derrota na primeira jornada para a República do Quirguistão, eventual 2º colocado do grupo, provou ser a sua ruína e, em vez disso, o Tajiquistão progrediu às suas custas como vencedor do Grupo C, juntamente com os seus compatriotas centro-asiáticos, que terminaram acima na diferença de golos.

Com um ponto atrás do Tajiquistão na classificação, a responsabilidade recaiu sobre o Japão naquele que era um jogo de vitória obrigatório e, no primeiro minuto, Ryoto Kai e depois Ryohei Ando já haviam forçado o guarda-redes do Tajiquistão, Firuz Berkmurodov, a grandes defesas.
O Tajiquistão ficou preso no seu próprio meio-campo, quando Kazuhiro Nibuya desviou um passe de Takumi Nagasaksa, antes que o remate especulativo de Shota Yamanaka acertasse o lado errado da trave.
Os centro-asiáticos tentaram contra-atacar quando puderam, e Dilshod Salomov subiu na quadra aos oito minutos, mas o seu remate não testou Guilherme Kuromoto.
O guarda-redes japonês foi testado apenas um minuto depois, ao voar para a esquerda para evitar um remate certeiro de Komron Aliev.
A pressão do Japão valeu a pena quando abriu o marcador aos 11 minutos. Um passe penetrante de Sora Kanazawa da esquerda encontrou Kentaro Ishida à espreita na área para finalizar com inteligência para Berkmurodov.
Nos últimos cinco minutos do intervalo, Nekruz Alimakhamdov enfrentou Kuromoto, mas a bola saiu por cima.

O Tajiquistão continuou onde parou após o reinício e fez a primeira ação à baliza, com Nasratsho Ismoilov a permitir outra defesa de Kuromoto, antes de Yusei Arai subir pelo outro lado e desferir um remate que acertou na parte inferior da trave.
Fayzali Sarforov manteve Kuromoto alerta com outro remate contundente, enquanto o Tajiquistão continuava a sondar a retaguarda japonesa e teve a recompensa aos 26 minutos. Aliev encontrou Samandar Rizomov na ala que fez um passe para Muhamadjon Sharipov, que finalizou por cima de Kuromoto no canto oposto da rede.
Quando o jogo entrou nos cinco minutos finais, ambas as procuraram vencer e com o Japão de 5x4, Yuta Tsutsumi acertou na trave a segundos para o final. O Tajiquistão  segurou o empate para garantir o seu lugar nos quartos de final e ao fazê-lo criar um dos maiores choques da história do futsal asiático.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade