Marrocos, Angola e Líbia representam continente africano no Mundial



Marrocos monopolizou o CAF Futsal AFCON, enquanto Angola e Líbia também garantiram a qualificação para o Uzbequistão para 2024.

Campeões: Marrocos
Melhor Jogador: Bilal Bakkali (Marrocos)
Artilheiro: Soufian Charraoui (Marrocos)
Melhor guarda-redes: Abdelkrim Anbia (Marrocos)

“Eu não ficaria surpreso se Marrocos ganhasse a Copa do Mundo.” Matias Lucuix no ano passado levantou sobrancelhas com esta declaração sobre uma nação que nunca havia vencido uma partida do Mundial de Futsal da FIFA até 2021.

Marrocos destruiu o Kuwait por 7-1 na final da Taça Árabe de Futsal. Eles deram à Argentina uma derrota por 7-0 num particular. Em todo o ano de 2023 ficaram invictos.

A equipa de Hicham Dguig goleou a Zâmbia por 13-0, registando a maior vitória da competição em 20 anos e completou a campanha com uma derrota enfática de Angola por 5-1 na final. No total, marcaram 36 golos e sofreram apenas seis. Super potências, cuidado: Marrocos está em busca do ouro no Uzbequistão.

Companheiros nas eliminatórias do Uzbequistão 2024
Uma vitória por 7-3 sobre o Egipto levou Angola, que falhou os primeiros oito Campeonatos do Mundo de Futsal, e vai, agora, ao segundo consecutivo. No centro das suas esperanças de sucesso na Ásia Central estará o pivô Helber, que iluminou Rabat com os seus truques e golos. Chico também acertou sete para os Antílopes Palanca Negra.

A Líbia perdeu por 4 -0 para o Egito na fase de grupos e ficou dois golos atrás contra o mesmo conjunto na batalha pela terceira e última passagem da África para o Uzbequistão em 2024. No entanto, um esforço sublime de Mohamed Said reduziu pela metade o deficit, antes de Suhayb Alghoul enviar a disputa para um tiroteio. Nele, o guarda-redes Ayad Alwansi emergiu como o herói, defendendo duas cobranças de penálti para devolver os Cavaleiros do Mediterrâneo à final global, após uma ausência de 12 anos. O Egito vai agora ficar de fora do Mundial de Futsal pela primeira vez em 32 anos.

O resto
A Mauritânia pode estar extremamente orgulhosa do seu primeiro ACFON de Futsal. Os Leões de Chinguetti venceram a batalha de estreantes contra a Namíbia e, com Ely Chendhoura, Yacoub N’Diel e Dioncounda Sow fervendo, deram aos colossos continentais Líbia e Egito exames ferozes, perdendo por 5-4 e 7-6 respetivamente.
A Namíbia, que nunca havia disputado uma partida oficial até o início deste ano, classificou-se de forma sensacional para o Marrocos 2024, também pode animar-se ao marcar 12 golos em três partidas. Remario Mathys e Ken Salote brilharam para os Brave Warriors. Zâmbia e Gana também foram eliminados na fase de grupos, mas os seus respetivos jogadores Wiseman Phiri e Philip Boye destacaram-se.

Citações
“É uma sensação incrível. Treinamos muito, sofremos muito. É a terceira vez que conquistamos o título africano e para mim é a primeira vez. É um momento da minha vida que nunca esquecerei. A Copa do Mundo está chegando. Espero que possamos fazer algo incrível pelos fãs e pelo país Marrocos. Os melhores dos melhores do mundo estarão lá. Acho que temos uma equipe incrível e um treinador incrível. Acho que temos tudo para vencer.” Soufian Charraoui, jogador do Marrocos [FIFA]

“A nossa equipa solidificou o seu lugar como campeã de África. A atmosfera aqui em Marrocos era simplesmente excepcional. Desde o início, a nossa determinação em manter o troféu em casa foi inabalável. Cada partida foi abordada com a intensidade de uma final. Os nossos triunfos anteriores na AFCON servem como lições valiosas, mas agora devemos aproveitar os conhecimentos e aprendizagens obtidos em anteriores Campeonatos do Mundo e em amigáveis internacionais contra adversários formidáveis como o Brasil, a Argentina, a França, o Japão e o Irão. Estas experiências sem dúvida moldarão a nossa estratégia à medida que nos preparamos para a Copa do Mundo.” Soufiane El Masrar, jogadora do Marrocos [FIFA]

“Adorei representar pela primeira vez a selecção angolana no campeonato africano. O segundo lugar, a medalha de prata é um sonho realizado. É muito importante sermos os primeiros angolanos a conquistar esta medalha. Acredito que jogamos muito, muito bem.” Helber [FIFA]

"Estou muito feliz. Meus jogadores são os melhores. Foi um jogo muito difícil. Estávamos perdendo por 2 a 0, mas mantive a calma e confiei nos meus jogadores. Agora podemos preparar-nos para o Uzbequistão. É incrível."
Ricardo Inuguez, técnico da Líbia [FIFA]


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade