Irão avança para o 13º título da AFC
A República Islâmica do Irão abriu caminho para o 13º título, ampliando o recorde, com uma vitória por 4-1 sobre a Tailândia na final da AFC Futsal Asian Cup Thailan, neste domingo.
O Irão assumiu o controlo desde o início na Bangkok Arena para negar à Tailândia o primeiro título, enquanto a seleção da Ásia Central compensava a derrota para o Japão na edição de 2022.
O Irão começou bem, assumindo a liderança no primeiro minuto após uma bola parada, quando Salar Aghapour ajudou Mahdi Karimi, que finalizou no canto inferior da rede.
A Tailândia, apesar de ter sido incentivada pela multidão partidária, lutou para avançar, com Krit Aransanyalak a ver os seus avanços no lado direito consistentemente travados pela sólida defesa do Irão.
O guarda-redes tailandês Arut Senbat ficou alerta, tendo que bloquear o remate forçado de Karimi no lado esquerdo, antes de ver Alireza Rafiei Pour rematar ao lado de dentro da área. Os anfitriões marcaram pela primeira vez aos quatro minutos, quando Alongkorn Janphon perdeu o seu marcador no centro antes de passar a bola para o pivô Therdsak Charoenphong.
Um lapso de concentração fez com que a Tailândia sofresse novamente aos cinco minutos, quando Mohammadreza Sangsefidi passou a bola para o muçulmano Oladghobad no lado direito, que fez um passe certeiro para Saeid Ahmad Abbasi marcar seu oitavo golo no torneio.
A Tailândia recusou-se a admitir a derrota, com Suphawut Thueanklang a ver o seu remate de bola parada ser defendido pelo guarda-redes iraniano Bagher Mohammadi, que depois fez bem ao forçar o remate de Panut Kittipanuwong ao lado numa situação de um contra um.
A responsabilidade recaiu sobre a Tailândia em encontrar o caminho de volta e eles fizeram-no de forma espetacular aos 25 minutos, quando Jirawat Sornwichian trocou passes com Muhammad Osamanmusa antes de passar pelo centro e passar a bola por cima de Mohammadi.
Um Irão implacável respondeu dois minutos depois numa situação de bola parada, quando Sangsefidi teve um passe perfeito para Ali Asghar Hassanzadeh, desmarcado, para rebater e recuperar a vantagem de dois golos.
A Tailândia, desesperada para reduzir a desvantagem na segunda parte, optou pelo5x4, mas a jogada revelou-se dispendiosa aos 34 minutos, quando Mohammadi ganhou a posse de bola na sua área antes de lançar a bola para marcar o quarto golo do Irão e confirmar o 13º AFC Futsal do seu país.