Salvo Samperi novo treinador da seleção italiana: “Uma honra e uma responsabilidade”

Salvo Samperi está investido de um forte sentido de responsabilidade e de grande emoção: a partir de 1 de julho será o novo Selecionador nacional de futsal, sucedendo a Massimiliano Bellarte. O primeiro compromisso oficial à frente dos Azzurri está marcado para janeiro, altura em que a Itália iniciará o processo de qualificação para o Futsal EURO 2026: nos meses anteriores, a partir do primeiro encontro em setembro, Samperi terá a oportunidade de iniciar o seu trabalho com o grupo azul. Outras duas partidas estão marcadas para novembro e dezembro, com particulares ainda em definição.
Durante a conferência de imprensa de encerramento do Conselho Federal, foi o presidente da Federação de Futebol, Gabriele Gravina, quem o apresentou. “Tenho o prazer de vos apresentar o novo Comissário Técnico da seleção nacional de futsal. Salvo Samperi sucede a Massimiliano Bellarte, a quem agradeço a contribuição oferecida nos últimos anos, em particular na valorização dos jovens – comenta o presidente federal -. Acreditávamos que Samperi era a pessoa mais indicada para fortalecer o caminho de consolidação do talento italiano, também através de resultados. Foi uma escolha partilhada com a Divisão de Futebol de 5 e com o presidente Bergamini, a quem agradeço, demonstrando como nos movemos em harmonia, com o objectivo de desenvolver o futsal de forma coordenada. Neste sentido, ganhará vida uma nova área técnica de apoio às seleções de Itália em conjunto com a Divisão, pois existe uma necessidade cada vez maior de colaboração. Para a FIGC, o futebol de 5 tem importância estratégica, representa a complementação da oferta futebolística para os jovens e é muitas vezes também preparatório para a melhoria da técnica básica dos jogadores de futebol de 11, além de ser uma disciplina altamente espetacular, como também demonstram os sucessos da televisão." Respondendo às perguntas dos jornalistas, Gravina acrescentou ainda sobre a utilização de jogadores não formados na selecção nacional: “Não há proibição nem limite, certamente desencorajamos a sua utilização se não forem futuros atletas e não representarem um verdadeiro investimento técnico próprio”.
Vencedor do scudetto com o Feldi Eboli na temporada passada e duas vezes premiado com o Banco de Ouro do Setor Técnico da FIGC (2021 e 2023), Samperi torna-se o oitavo técnico da história da seleção nacional de futsal com o objetivo de gerar novo entusiasmo nos azzurri, que não conseguiram classificar-se para as duas últimas edições do Mundial de Futsal. “Agradeço profundamente ao Presidente Gravina e ao Presidente Bergamini por terem depositado sua confiança em mim para ocupar um cargo de tão prestígio. Sinto uma grande emoção e um sentido de responsabilidade, mas penso que faz parte do papel que vou desempenhar. Ser treinador da seleção nacional é um sonho para qualquer pessoa: sinto arrepios por todo o corpo e é isso que vou tentar transmitir aos jogadores, à comissão técnica e a todos aqueles que vão trabalhar connosco. A camisola azul é uma honra, mas como referi também uma responsabilidade importante, porque os resultados são decisivos no nosso percurso. Assumo o peso desta chamada e farei este trabalho com a maior paixão e entusiasmo: estou totalmente motivado para tentar fazer algo mais por este desporto”.
Vídeos