Espanha e França empataram 2-2 num amigável em Las Rozas
Os golos de Abdessamad Mohammed e Sid Belhaj valeram à França um empate a duas bolas frente à Espanha, no aquecimento das seleções para o Mundial de Futsal da FIFA. Antonio Perez fez as assistências para Jesus Gordillo e Raul Gomez nos golos espanhois.
O Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA começa a 14 de setembro
A França recuperou de duas desvantagens e empatou a duas bolas com a Espanha, num divertido particular de preparação para o Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA, em Las Rozas. Antonio Perez registou assistências para Jesus Gordillo e Raul Gomez, mas Abdessamad Mohammed e Sid Belhaj, a apenas 69 segundos do final, prolongaram a invencibilidade dos Bleus para 15 jogos.
A Espanha saiu dos blocos, obrigando o guarda-redes francês Francis Lokoka a duas defesas inteligentes nos primeiros 35 segundos. Aos poucos, os visitantes de Raphael Reynaud começaram a entrar no jogo. Os dois Mamadou Toures combinaram de forma excelente, com o mais jovem, que joga futsal no Barcelona, em Espanha, a rematar ao lado, antes de Ayoub Saadaoui ver o seu remate feroz do flanco direito regressar ao poste.
O golo inaugural aconteceu pouco antes do intervalo. Catela bateu um canto para Antonio Perez, cujo remate forte e rasteiro foi desviado por Jesus Gordillo para o seu primeiro golo internacional. O pivot foi inicialmente deixado de fora da convocatória provisória de Fede Vidal para o Uzbequistão 2024, mas foi adicionado quando Dani Gabriel se retirou por motivos pessoais.
A França empatou momentos após o reatamento. Mohammed recebeu a bola de costas para a baliza, segurou Tomaz, rodou com inteligência e bateu Jesus Herrero.
A Espanha retomou a liderança com um golo a meio do período. Antonio, por trás, deslizou a bola com mestria para trás da defesa francesa para Raul Gomez, que bateu com classe sobre Lokoka.
Herrero protegeu a vantagem com uma excelente defesa de perna estendida, mas não pôde negar outro empate com o tempo quase a terminar. Touré, atuando como guarda-redes de 5x4, rematou para a baliza, que Belhaj desviou para o empate.
O drama não acabou. A malandragem de Catela valeu um penálti à Espanha. Antonio tentou o poder, mas Louis Marquet repeliu a tentativa, apenas para o árbitro ordenar nova tentativa. Desta vez o guarda-redes conseguiu empurrar o remate do fixo de 23 anos para a barra e finalizou empatado o jogo.
“Recebi a bola no meio-campo e vi o guarda-redes [a sair da linha]”, disse Gomez à FIFA. “Sabia o que queria fazer e foi um belo golo. É pena não termos ganho porque era isso que queríamos.
“Ainda nos estamos a preparar para o Mundial e jogos como este são importantes. A partida foi tão difícil como esperávamos. Penso que começámos muito bem, mas nos primeiros 10 minutos da segunda parte não demos o nosso melhor.”
A Espanha terminou recentemente a sensacional série de 50 jogos sem perder de Marrocos com uma vitória por 4-2 em Rabat, embora os norte-africanos se tenham vingado com uma vitória por 4-1 numa desforra. La Roja também venceu a Hungria por 5-1 na quinta-feira.
A Espanha inicia a sua campanha no Uzbequistão frente ao Cazaquistão, a 15 de Setembro, antes de defrontar a Nova Zelândia e a Líbia no Grupo D. Os ibéricos chegaram a cinco finais consecutivas do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA entre 1996 e 2012, vencendo duas delas, mas foram eliminados nos quartos-de-final.
A França, que derrotou o Uzbequistão por 3-1 na semana passada, soma agora uma vitória e um empate cada nos dois particulares de preparação para o Uzbequistão em 2024. Vão defrontar a Guatemala, a Venezuela e o Irão no Grupo F na sua primeira participação do Mundial de Futsal da FIFA.
França e Espanha defrontam a Costa Rica no próximo jogo, amanhã e quarta-feira, respetivamente.
Vídeos