Osasuna Magna Xota vence o Córdoba Patrimonio (7-2) e inicia a Liga na liderança

O Córdoba Património Mundial, de mais para menos, cai em Pamplona numa estreia no campeonato onde não merecia tanto castigo. A equipa de Miguel Hernández pôs fim à boa sequência que os visitantes vinham desde a pré-época e conquistou uma vitória abrangente (7-2) que os coloca no topo da classificação. Dani Saldise, com três golos, foi um dos protagonistas do primeiro duelo do campeonato pelas duas equipas.
Córdoba, Património Mundial, apesar da sua grande pré-época, foi derrotado na estreia do campeonato. A equipa de Santoro não conseguiu acrescentar nada de positivo depois de ter sido derrotada por um eficaz Osasuna Magna, capaz de dar a volta ao golo inicial de Echavarría. Tudo isto só corrobora a dureza de uma categoria em que a equipa verde e branca terá de continuar a adaptar todas as suas peças, muitas delas recém-chegadas à categoria máxima.
O exercício da liga não podia ter começado melhor para os interesses do califado. Felipe Echavarría, nos três de jogo, colocou a equipa de Santoro em vantagem após uma extraordinária ação individual. “Churro”, depois de fintar com o pé direito, bateu Asier Llamas com um remate subtil de pé esquerdo rente à frente que surpreendeu a equipa de Pamplona. Os bons sentimentos da pré-época foram corroborados.
Mas o passar dos minutos retirou os locais da relativa letargia, que aos poucos se começaram a aproximar perigosamente dos arredores de Fábio e Víctor, guardiões da baliza do Córdoba. Já a meio da prova, Dani Saldise, após assistência de Cerviño, empatou a contenda após completar um contra-ataque ao poste mais distante. Quase imediatamente a seguir, aos 14 minutos, os comandados de Miguel Hernández completaram a recuperação graças a um autogolo de Murilo. O brasileiro, na tentativa de afastamento, enviou para a baliza um serviço de Ligeiro.
Tudo ficou ainda mais negro aos 18 minutos, quando Juninho fez o 3-1 depois de receber um ressalto na barra após um remate forte de Pachu. Felizmente, Pablo del Moral, a um minuto do intervalo, fez o 3-2 com um bom remate após alívio de Asier. Com a mínima vantagem osasunista, terminou um primeiro período onde os Ribereños passaram de mais para menos.
O golo de Del Moral não continuou depois do balneário. Além disso, o Osasuna Magna quase terminou o duelo com dois golos ainda na primeira etapa do evento. Pachu e Saldise ficaram encarregues de colocar de lado o sonho de somar pontos na estreia da equipa de Santoro, travada após o intervalo. Apesar das tentativas de jogar a cinco na reta final, a soma ficou longe, ainda para mais com os golos na reta final de Cerviño e do próprio Saldise, que acabou por fazer um hat-trick.
Vídeos