UEFA finaliza mudança de formato da Liga dos Campeões em 2025, escreve o Relevo



Hoje começa aquela que poderá ser a última jornada de elite que dará lugar na próxima temporada a dois jogos de ida e volta dos oitavos de final e quartos de final, que definirão as 4 eliminatórias para a Final Four, pode ler-se na publicação de o Relevo

A UEFA parece determinada a tomar medidas para promover a Liga dos Campeões de Futsal. O órgão máximo do futebol europeu está a ultimar uma nova alteração de formato para a próxima temporada, que aguarda aprovação, como o Relevo pôde confirmar. A ronda de elite, que começa hoje, desapareceria e após a disputa da ronda principal seriam configurados jogos de oitavos de final e quartos de final com as 16 equipas apuradas, que seriam disputados a duas mãos, tendo em conta o coeficiente dos clubes participantes .

Em 2006, a Taça dos Campeões Europeus foi rebatizada UEFA Futsal Champions League e a mudança de nome trouxe consigo uma alteração no formato. 19 anos depois, finalmente o órgão máximo do futebol europeu, liderado pela diretora das competições de futsal, Lauren Morel, renova o sistema de competição. Na atual ronda de elite, as 16 equipas apuradas são sorteadas em quatro grupos e os vencedores de cada grupo avançam para os playoffs da fase final. Na época 2025-26, será substituído por eliminatórias a duas mãos e quartos de final.

Devido à pandemia, a UEFA fez uma modificação provisória na temporada de 2021. A fase preliminar, a fase principal e a ronda de elite (todas originalmente planeadas com mini-torneios) foram substituídas por eliminatórias num único jogo. A fase preliminar foi disputada em novembro, os oitavos de final em janeiro e os oitavos de final em fevereiro. Os oito finalistas (em vez dos quatro finalistas) foram disputados em maio, em Zadar. Esta experiência foi satisfatória e é a base para a futura mudança que está a ser implementada e que os principais clubes europeus exigiam.

A premissa da UEFA é garantir pelo menos um jogo da principal competição europeia a cada equipa participante perante os seus adeptos, podendo até ser dois antes de determinar os quatro semifinalistas que disputariam a Final Four, cujo formato seria respeitado. No ano passado, os grandes clubes já manifestaram o seu descontentamento com a UEFA pela escolha de Yerevan como sede para determinar o campeão de 2024 e por outras questões como a visibilidade, a centralização dos direitos audiovisuais (sempre nas mãos do anfitrião de cada eliminatória) e ainda a atribuição de um prémio financeiro ao vencedor.

Por incrível que pareça, o campeão da UEFA Futsal Champions League não recebe qualquer prémio monetário. Por exemplo, em Espanha, a RFEF premeia o vencedor da Taça de Espanha com 25.000 euros e o segundo classificado com 18.500. O torneio continental máximo para muitas equipas é uma derrota com deslocações longas, apesar de ser subsidiado com 10 mil euros por fase disputada. O custo da participação pode disparar até aos 60.000 euros.


Illes Balears Palma Futsal e Jimbee Cartagena estreiam-se amanhã, quarta-feira, como anfitriões da Ronda de Elite dos Grupos D e A respetivamente. Os maiorquinos, pelo terceiro ano consecutivo, e os cartagenenses, na sua estreia continental, vão procurar o apuramento para a Final Four perante os seus adeptos em Son Moix e no Palacio de los Deportes, que vai receber a principal competição europeia da primeira vez na sua história .

O bicampeão continental jogará contra o Kazakh Futsal Club Semey, com Ferrão e Higuita nas suas fileiras, na quarta-feira, às 19h30. Na quinta-feira, à mesma hora, defronta o eslovaco Futsal Klub Lučenec e no sábado fecha a participação frente ao Record polaco Bielsko-Biała, comandado pelo treinador catalão Chus López e com dois jogadores espanhóis nas suas fileiras, como Daniel de la Peña e Eric Panés.

Por sua vez, o campeão da Liga estreia-se na quarta-feira, às 20h30, frente ao italiano Meta Catania, treinado por Juanra Calvo. Na quinta-feira, à mesma hora, a equipa de Duda defronta o Riga Letón, comandado pelo português Tiago Polido com seis brasileiros e dois argentinos (Dylan Vargas e Ángel Claudino). O clube melão encerrará o jogo no sábado, às 20h00, frente ao romeno Galati, com o brasileiro Cacau no banco.

As outras sedes serão Lisboa, onde se realizará um dérbi português entre o Sporting e o Braga, juntamente com os belgas RSC Anderlecht e Plzeň. O Grupo C será o mais complexo de todos. No Grupo B, o croata MNK Futsal Dinamo vai receber em Zagreb onde haverá mais um duelo de máxima rivalidade contra os seus compatriotas do MNK Olmissum. O Kairat Almaty

Vídeos
Os Melhores golos da Jornada 11 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 9 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 10 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 9 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 7 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 8 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 5 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 7 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade