Antevisão da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal, por António Aires

Caminhamos para os últimos episódios da fase regular. O suspense e a emoção abrilhantam a série. Os protagonistas a cada jornada continuam a provocar espanto e deixam o espectador agarrado ao ecrã ou preso a uma cadeira de uma bancada num pavilhão perto de si.
CRC Quinta dos Lombos x Eléctrico FC
Bom jogo para abertura da jornada. Lombos reúne favoritismo. Independente do desfecho e resultado final manterá o sexto posto. Por sua vez, o seu adversário luta para chegar aos lugares de play offs. Vitão é nota de destaque na equipa de Jorge Monteiro. Com dezassete golos e uma capacidade de combate, fazem deste jogador uma referência na competição da presente época. Até onde podem chegar os navegadores de Carcavelos? Perturba é esta intermitência no desempenho global da equipa, em que alterna boas exibições, com jogos menos conseguidos, sobretudo na condição de visitado. Guilherme Cintra é ausência. Os homens de Ponte Sor vão ter uma luta titânica até ao cortar da meta, neste campeonato, na busca de amealhar a pontuação necessária para fazer parte do lote dos oito magníficos. A pontaria tem que estar afinada, pois são o terceiro ataque mais paupérrimo do campeonato com 32 golos marcados. Espera-se o regresso de Ferrugem que é na verdade, o cérebro da equipa.
GRC Dínamo Sanjoanense x Sporting CP
A lanterna vermelha recebe o campeão. Jogo entre os apostos da tabela classificativa. Não será fácil a equipa de Bruno Guimarães fugir à sina dos últimos lugares da tabela. Estes jogos têm o condão de motivar qualquer jogador e é dentro das quatro linhas que se dá a contenda. Melhor ataque contra o pior ataque (87 vs 26). No concerne ao capitulo defensivo os homens da casa também revelam imensas fragilidades, mas acredito que o técnico caseiro, terá algum truque na manga para contrariar e adiar esta evidente supremacia leonina. Veremos quanto tempo levará o leão a quebrar essa resistência. O melhor marcador do campeonato, Sokolov, será ausência, em virtude castigo federativo, bem como Merlim e Taynan. Contudo, do lado dos da casa, também são muitas as ausências, em virtude do 5º cartão amarelo, Bruno Soares, Xavier Moreira, Óscar Santos e Nuno Neves. Favoritismo total para o campeão.
CR Leões de Porto Salvo x ADCR Caxinas Poça Barca
Em perspectiva um bom jogo. Os da casa perseguem o terceiro lugar mas qualquer descuido, também os pode destronar do quarto posto, dado que a Desportiva do Fundão tem estado em bom plano. Por sua vez, os caxineiros gladiam-se com Zêzere, Eléctrico e Torreense por um lugar ao sol, entre os oito primeiros da fase regular. Em Porto Salvo, com a renovação de Cláudio Moreira, a direção deu um sinal que por vezes a estabilidade, por mais altos e baixos que tenha uma época, permite atingir bons portos. Bruno Maior e Pedro Santos carimbaram as suas primeiras internacionalizações A e reflectem o excelente trabalho de uma equipa que consegue combinar juventude e veterania no grupo de trabalho. Do outro lado da barrica, o modus operendi, é bastante similar, contudo a capacidade de amealhar pontos, que se traduzam, numa posição segura na tabela classificativa, é que tarda em acontecer. O irrequieto Ricardo Marques é ausência nos homens do mar. Maior dose de favoritismo para os homens da casa.
SCF Zêzere By Zêzerovo x SC Lusitânia
Os “achigas” estão num bom momento. Serie interrompida pelo Sporting, na jornada anterior. No entanto não se podem distrair. O rol das equipas que lutam pela sobrevivência é elevado e todas elas têm aspirações legítimas em permanecer no palco maior do futsal. Os insulares, por sua vez, também não podem desperdiçar qualquer momento para tentar conquistar pontos. Os ribatejanos são uma equipa do seu campeonato. No entanto, creio que a ausência de Neto, o melhor marcador com 12 golos, pode ter impacto nas ações ofensivas na hora de atirar à baliza. Quem vencer dá um passo importante para a consumação dos seus objetivos.
AD Fundão x SL Benfica
Considero o jogo da jornada. Na serra os artistas vão espalhar magia. Os encarnados não podem escorregar, para continuarem a depender exclusivamente de si próprios, para quando chegar a vigésima segunda jornada e estarem em condições de chegar ao topo da classificação. Os da casa, como formiguinha empenhada e trabalhadora, espreitam o quarto posto da tabela. Nuno Couto encontrou o equilíbrio e a harmonia certa, na forma como conjuga e articula os seus recursos humanos dentro da quadra. Estão a realizar um campeonato competente. Peleh e Caio Pedro evidenciam-se sobre a batuta de Mário Freitas. Do outro lado, Cassiano recupera os seus internacionais que estiveram em pleno de destaque ao serviço da selecção. A águia tem a melhor defesa do campeonato (24 golos sofridos) e o segundo melhor ataque (74 golos marcados). Chishkala é o goleador mor – 17 golos. Jogo vai ter incidências interessantes, por isso jogo a seguir.
SC Braga x SCU Torreense Sad
Nota curiosa, o confronto entre os estrategas dos planos de jogo: o mestre Joel Rocha e o aprendiz credenciado Cláudio Martins, que na epoca passada trabalhavam juntos. A tarefa do aprendiz não é fácil, ainda mais, sem a referência defensiva e pendular que aporta Nicolas Tomé à sua equipa. Mas não se deve desvalorizar a audácia e o poder criativo da equipa do “aprendiz de feitiçaria”, pois os livros de Alquimia que o mestre usa, foram os mesmos pelos quais estudou o seu pupilo. Tentar pontuar no Minho era um efeito de abracadabra na caminhada dos azuis-grená. Sucede que os guerreiros, desejam fugir aos leões de Porto Salvo e tentar alcançar a águia no voo do segundo posto. Apesar de algumas lesões, os arsenalistas tem revelado competência. Destaco, o capitão Tiago Brito é peça fundamental na forma como a sua equipa respira e transpira. O favoritismo recai para os guerreiros mas vai existir réplica por parte dos visitantes.
Salte a bola.
Vídeos