Portugal vence Polónia e assegura quarto Europeu de andebol consecutivo

Depois de um empate arrancado nos últimos momentos na Polónia, Portugal deu uma demonstração de força em Odivelas, onde, ao final desta tarde, bateu os polacos e fechou a qualificação para o Euro-2026.
Vai ser o quarto Campeonato da Europa consecutivo, nono no total.
Portugal conseguiu a primeira vantagem aos 10 minutos (6-4) e depois foi revelando grande eficácia. A meio a segunda parte, a vantagem já era de cinco golos (11-6), com João Gomes a ser o principal destaque, ele que chegou a ter metade dos golos da equipa nacional a determinada altura (sete dos 14). Destaque também para a grande prestação defensiva de Gilberto Duarte durante esta fase do encontro.
No segundo tempo, os polacos tentaram aproveitar o ímpeto que trouxeram do final da primeira parte, onde reduziram a distância, mas esbarraram num muro chamado Diogo Valério (eficácia de 38%, com sete defesas). Com quatro defesas consecutivas, o guarda-redes do Marítimo lançou as fundações para o triunfo, que o vendaval ofensivo nacional foi avolumado perante o gáudio das bancadas. Contas feitas, só Pedro Portela, Rui Silva, Fábio Silva e Ricardo Brandão não marcaram.
Contas feitas, Portugal lidera agora o Grupo 8 com sete pontos, mais três que a Polónia, quatro que a Roménia e cinco que Israel. O bilhete para o Euro-2026 está garantido, quando ainda faltam jogar duas jornadas.
Foto: BolaNaRede