Antevisão da Jornada 20 da Liga Feminina Placard, por Márcio Marcelino.

Regressam os jogos da Liga Placard Feminina que esteve interrompida para o histórico apuramento da nossa seleção para o campeonato do mundo, assim como para a disputa da Taça da Liga e da Taça de Portugal, ambas conquistadas pela equipa do SL Benfica. Isto fez com que muitas equipas tivessem muito tempo (demasiado até) sem qualquer competição - a jornada anterior disputou-se a 1 e 2 de Março -,
tornando ainda mais imprevisível o prognóstico de resultado de alguns dos jogos deste fim de semana:
- Novasemente vs Atlético CP
Jogo importante para as contas da manutenção, em que o Atlético está envolvido, e que torna esta partida numa das mais importantes da jornada. Acredito num jogo equilibrado, idêntico ao que decorreu na primeira volta, e que apenas se resolveu nos últimos segundos da partida.
Pelo 3º lugar que ocupa na classificação e porque joga em casa, a equipa da Novasemente é favorita a vencer. Mas o fator motivacional adicional que o Atlético leva para esta partida, poderá inverter o favoritismo do jogo.
Manuel Almeida e Maria Martins apostam maioritariamente numa estrutura de ataque em 4:0, sistema que torna os jogos visualmente mais agradáveis para quem os acompanha. Será um grande jogo, disso não tenho dúvidas.
- EDC Gondomar vs Leões Porto Salvo
A equipa da casa não tem qualquer hipótese de manutenção, que a poderá libertar para um jogo mais descomprometido junto dos seus adeptos. Os Leões de Porto Salvo que têm ambições de chegar ao terceiro lugar, vão entrar em campo com o único objetivo de vencer.
Sem qualquer vitória no campeonato, a EDC Gondomar não terá uma tarefa fácil pois encontrará uma equipa que tem vindo a cimentar a sua posição no topo da tabela com exibições sólidas, e que terá neste jogo a estreia do novo treinador no banco.
Corina Rabaça não vai ter a sua pivot Marta Dias - jogadora mais influente com metade dos golos da equipa - devido a castigo. Bruno Fernandes, experiente e competente treinador que tem aqui o seu regresso à Liga Placard Feminina, terá todo o plantel disponível para atacar o 3º lugar do campeonato.
- At. Povoense vs Sporting
Mais um grande jogo e importante para as duas equipas, de tal forma que poderá definir quem deixa de lutar pela manutenção. Isto porque a três jornadas do fim do campeonato, ambas lutam por um lugar de manutenção (que é atualmente detido pelo Atlético), e uma derrota deixa um fosso difícil de superar com tão poucas jornadas disponíveis.
O Povoense a jogar em casa sempre foi uma equipa difícil de vencer, e com a motivação certa é quase imbatível nos jogos equilibrados. O Sporting tem a responsabilidade e o peso de um clube com esta dimensão, e isso poderá ser um fator determinante em certos momentos do jogo. Será um jogo de enorme cautelas e que quem marcar primeiro ganhará uma vantagem emocional importante.
Eduardo Beirante levou a equipa a vencer na última jornada e terá aqui um grupo motivado para lutar. Teresa Jordão promoveu um projeto de juventude, mas tem sido Ana Lopes e Diana Silva as que mais influência têm tido.
Será um jogo de tripla.
- Nun´Álvares vs Águias Santa Marta
Depois de disputar mais uma final, o Nun'Alvares foi das equipas que mais competição teve e assim, menos tempo de paragem. Ao contrário, a equipa do Águias de Santa Marta que teve quatro microciclos sem qualquer competição.
A jogar em casa, e com mais um campeonato muito competente, o Nun'Alvares irá entrar em alta intensidade de forma a resolver o jogo cedo e assim, evitar algum contratempo que um resultado equilibrado poderá ter, principalmente porque na equipa de Penafiel está uma das pivots com maior taxa de acerto. Andreia Gonçalves está a realizar mais uma época incrível, e é a segunda melhor goleadora do campeonato, a dois golos de Janice Silva do Benfica.
Paulo Tavares é favorito a vencer, e tem aqui um jogo para ir preparando a equipa para o ultimo objetivo da equipa, e procurará vencer ao mesmo tempo que cimentará processos com as ultimas jogadoras que chegaram. Sérgio Vieira tem o modelo estruturado no 3:1 com enorme influência da sua capitã Diana Sousa e da "super" pivot Andreia Gonçalves.
- Maia Futsal vs Santa Luzia
A equipa do Maia tem de vencer para poder manter a esperança da manutenção. Esta pressão de resultados tem sido nefasta para a equipa que não consegue obter os resultados pelo qual tanto se dedica. A equipa do Santa Luzia tem sido das equipas com maior taxa de vitórias nesta segunda volta, pois apenas perdeu para Benfica e Nun'Alvares.
No seu pavilhão, a equipa do Maia procurará inverter o favoritismo do Santa Luzia e lutar pela vitória pois tem no seu plantel qualidade para o fazer. O Santa Luzia é favorito a vencer, quer pelo lugar que ocupa na classificação, quer pela quantidade de jogadoras com experiência que tem.
Nuno Povoas tem mais um desafio difícil pela frente, principalmente pela gestão emocional do seu plantel. Rui Paulo tem conseguido bons resultados e exibições e sabe que, em caso de vitória, subirá lugares na classificação.
- Futsal Feijó vs Benfica
Estas equipas vão-se defrontar pela terceira vez nas ultimas 6 semanas, e não será por desconhecimento do adversário que o jogo se pautará. Acredito que estes embates são mais proveitosos para as jogadoras do Feijó que, na adversidade, se reinventam e evoluem como atletas. O Benfica está numa fase ótima, após duas vitórias nas Taças e com o plantel quase completo e integrado com duas contratações de qualidade.
Será um jogo em que o Feijó terá de ter a paciência necessária para conseguir concretizar na baliza adversária. O Benfica também está cimentar a integração de atletas no seu modelo, preparando-se para o ultimo objetivo da época.
João Correia está a realizar uma época muito boa na liderança deste grupo, que teve presença nas duas Final-Four das Taças. Alex Pinto é favorito a vencer, pelo que tem conseguido desenvolver nestas atletas em prol de resultados sólidos e exibições convincentes.
Vídeos