Antevisão da Jornada 19 da Liga Placard, por António Aires

Após uma pausa para trabalhos da selecção, ficam a faltar quatro “episódios” para a conclusão da fase regular.
Decisões por clarificar no que concerne ao “escalonamento” dos lugares finais na tabela classificativa.
Ad Fundão x CRC Quinta dos Lombos
Grande jogo na abertura da jornada. Uma vitória dos caseiros permite à equipa de Nuno Couto igualar o adversário desta jornada na tabela classificativa. Por sua vez, os Lombos vêm motivados com o triunfo alcançado diante do Benfica, e pretendem manter-se na crista da onda. Estão reunidos os argumentos para uma excelente partida de futsal. Creio que a luta pelo quinto posto ficará reduzida a estes dois conjuntos. No campo teórico, a equipa de Jorge Monteiro é capaz de levar vantagem, dado que dos três jogos que restam para a conclusão da fase regular, dado que terá dois jogos em casa e um fora respectivamente Leões de Porto Salvo e Torreense, terminando em Ferreira de Zêzere. Ao passo que a Desportiva do Fundão recebe em sua casa o Dínamo Sanjoanense e visita os achigãs e os guerreiros do Minho.
SC Lusitânia x Sporting CP
O leão de Alvalade visita os Açores respirando pujança e vigor. Melhor ataque, 103 golos marcados e melhor defesa, 33 golos averbados. É inegável a supremacia dos verdes e brancos do continente ao longo do campeonato. Será difícil à equipa de José Feijão contrariar esta supremacia. Contudo “cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém” já diz o povo. Porque os insulares têm artistas com capacidade e engenho de no 1x1 ofensivo “violarem” as redes do leão. De certeza que será uma magnífica partida para os adeptos açorianos que irão desfrutar de uma excelente partida de futsal.
ADCR Caxinas Poça Barca x GRC Dínamo Sanjoanense
Jogo de capital importância para os visitantes no respeitante à luta pela manutenção, dado que pontuar fora de portas seria, nesta fase, um balão de oxigénio. Como para os visitados, um triunfo pode recolocar novamente, a equipa de Nuno Silva no lote dos oito magníficos para a seguinte fase. Muito em jogo. A estatística revela que a equipa de Bruno Guimarães só conseguiu por uma única vez averbar, para a Liga Placard, um triunfo na condição de visitante, em meados de Outubro em Ferreira do Zêzere, onde venceu por 2-4. E pegando novamente naquilo que nos oferecem os dados, os caxineiros não vencem uma partida, em casa desde o dia 11 de Janeiro em que venceram o Lusitânia por 4-3. Quem vai tremer mais? Quem vai acusar a dita “pressão”? A diferença entre os dois conjuntos actualmente é de 6 pontos. A margem para errar diminui à medida que caminhamos para o epílogo da fase regular.
Eléctrico FC x SC Braga
Grande jogo com grandes artistas. Eléctrico encerra o lote dos primeiros oito classificados. E na verdade, tem oscilando neste entra e sai, jornada após jornada, a sua presença no lote das equipas que segue para a fase dos play offs. Bracarenses vão tentar consolidar o terceiro lugar, dado que Leões de Porto Salvo estão a quatro pontos de distância, mas a equipa da casa, creio que irá fazer das “tripas coração” para conquistar os pontos em disputa e quiçá até aproximar-se do sétimo lugar que é dono do Torreense que nesta jornada visita o Pavilhão do Benfica. Joel Rocha terá que arquitectar um plano no sentido de ser feliz, porque João Freitas Pinto ambiciona o mesmo.
SCU Torreense Sad x CR Leões de Porto Salvo
Cláudio Martins e seus pupilos têm uma verdadeira prova de fogo nesta recta final da fase regular. São 4 os pontos que separam dos lugares de playoff, como dos lugares de descida de divisão. Assume crucial importância pontuar de forma a fugir a um cenário tenebroso. A vitória diante do Fundão (8-0) pode catapultar os visitados para a crença nas suas capacidades irem em busca do triunfo, apesar da ausência de Nuno Miranda, expulso diante do Sporting, há jogadores que dispõe de uma ampla mescla de skills, que pode virar o jogo em seu favor. Por sua vez, os de Porto Salvo sonham, legitimamente, em alcançar um lugar no pódio. Jogo interessante a seguir.
SL Benfica x SCF Zêzere By Zêzerovo
Os encarnados vêm de uma derrota, em Carcavelos, e vão querer virar imediatamente a página. São cinco os pontos que distanciam a equipa para o líder Sporting. Não há margem para errar mais. Chiscala é o goleador dos encarnados com 19 golos, revelando, nestas paragens para compromissos da selecção, pormenores excepcionais ao serviço das cores da Rússia, num torneio disputado na Tailândia. Ricardo Lobão pode com os seus soldados pregar uma partida nas hostes encarnadas, Ghitay, Jô e Natan entre outros, são setas apontadas à baliza da águia. Será um jogo com momentos de magia. Veremos quem tira mais coelhos da cartola.
Salte a bola.
Viva, o futsal.
Vídeos