Al-Ula, da Arábia Saudita, convence Dyego, que se despede do Barça

O ala brasileiro vai deixar o clube a 30 de junho, depois de doze temporadas como o jogador com mais jogos na história da equipa blaugrana, escreve Gustavo Muñana em Relevo.
Dyego Henrique Zuffo vai terminar doze temporadas brilhantes como jogador do Barça a 30 de junho e embarcar numa nova era no Al-Ula. O Relevo pode confirmar em exclusivo que o extremo brasileiro chegou a acordo com o clube saudita para as próximas três temporadas. O vencedor da Bola de Ouro do Mundial do Uzbequistão vai assinar um dos maiores contratos da história do futsal, superando o assinado pelo português Pany Varela no verão passado.
O Al-Nasr não conseguiu convencer o vencedor da Bota de Ouro do Mundial, Marcel Márquez, a renovar o seu contrato com o ElPozo Murcia, mas o Al-Ula conseguiu contratar o agente livre mais cobiçado do mundo do futsal. Na equipa da Cidade de Medina, será treinado pelo português Mário Silva (ex-Benfica) e jogará ao lado de Douglas Júnior e Álex Viana. Começaram a época a vencer os Jogos Sauditas, o seu primeiro título oficial, e com Dyego, esperam acabar com o domínio do Ettifaq Club e travar a expansão do Al-Qadsiah.
Em sentido contrário ao de Dyego está Bruno Pinto, que segundo se pôde apurar deverá regressar a Portugal e aos Leões de Porto Salvo, clube com quem tem contrato.
O Barça falou sobre a renovação do contrato de Dyego no início do ano, mas o treinador Jordi Torras ofereceu-lhe apenas uma temporada, e o brasileiro queria duas para continuar no Barcelona. O agente de Claudinho Ribeiro, eleito o melhor jogador do mundo em 2024, começou a ouvir ofertas na Europa, como as do Benfica e do ElPozo Murcia, mas a proposta do Al-Ula foi irresistível, e Dyego vai assinar o seu compromisso com o clube saudita nos próximos dias.
Dyego marcou uma época no Barça. Chegou ao Barcelona em janeiro de 2014, proveniente de Joinville, e com a camisola azul e vermelha conquistou um total de 17 títulos (3 Liga dos Campeões, 4 LaLiga, 4 Taças de Espanha, 5 Taças do Rei e 3 Supertaças). Depois de alguns meses difíceis, nos quais ponderou regressar ao Brasil, tornou-se um jogador indiscutível sob o comando de Marc Carmona, Andreu Plaza, Jesús Velasco e Tino Pérez.
Natural de Palmitos (Santa Catarina), completará 36 anos no próximo dia 5 de agosto e deixará o Barça como o jogador com mais jogos na história do grupo. Até hoje, são 514, e se chegarem à final da liga — o único título que o Barça procura esta época — podem chegar aos 530. O capitão Sergio Lozano fez 463 jogos e também se vai despedir no próximo verão, embora continue no clube. Estas duas despedidas marcam o fim de um ciclo do Barça, iniciado com a saída de Ferrao (378 jogos).
O extremo brasileiro marcou dois golos na última vitória frente ao Osasuna Magna (5-2), no passado sábado, e soma agora 203 golos (164 no campeonato; 18 na Liga dos Campeões; 14 na Taça do Rei; 4 na Taça de Espanha; e 3 na Supertaça). Ocupa a quarta posição no top 5 dos melhores marcadores da história do grupo liderado por Sergio Lozano (334 golos), seguido de Ferrao (307) e o terceiro lugar vai para Wilde com 247 golos.
Muitos dos golos marcados pelo craque brasileiro do Barça têm a marca inconfundível do seu movimento mais conhecido, o chamado "Dyeguinha". De frente para o adversário na ala oposta, avançou então com o pé direito dominante, superando ou afundando o defesa e terminando com um remate de direita indefensável pelos guarda-redes. Uma jogada patenteada com habilidade e eficácia e praticamente indefensável, apesar de ter sido magistralmente repetida até à exaustão.
O Barça assumiu durante meses que Dyego Zuffo não iria renovar o seu contrato e, por isso, como noticiou a Relevo, acelerou o processo para contratar Luciano "La Máquina" Gauna. O jogador argentino, MVP da Taça de Espanha conquistada pelo Servigroup Peñíscola, terá o difícil desafio de fazer a equipa do Barça esquecer o seu estrangeiro mais longevo. Juntamente com o argentino, o defesa brasileiro Neguinho (Palma Futsal) e o extremo canhoto catalão Pol Pachecho (Viña Albali Valdepeñas) também vão chegar na próxima temporada.