Al-Ula, da Arábia Saudita, convence Dyego, que se despede do Barça



O ala brasileiro vai deixar o clube a 30 de junho, depois de doze temporadas como o jogador com mais jogos na história da equipa blaugrana, escreve Gustavo Muñana em Relevo.

Dyego Henrique Zuffo vai terminar doze temporadas brilhantes como jogador do Barça a 30 de junho e embarcar numa nova era no Al-Ula. O Relevo pode confirmar em exclusivo que o extremo brasileiro chegou a acordo com o clube saudita para as próximas três temporadas. O vencedor da Bola de Ouro do Mundial do Uzbequistão vai assinar um dos maiores contratos da história do futsal, superando o assinado pelo português Pany Varela no verão passado.

O Al-Nasr não conseguiu convencer o vencedor da Bota de Ouro do Mundial, Marcel Márquez, a renovar o seu contrato com o ElPozo Murcia, mas o Al-Ula conseguiu contratar o agente livre mais cobiçado do mundo do futsal. Na equipa da Cidade de Medina, será treinado pelo português Mário Silva (ex-Benfica) e jogará ao lado de Douglas Júnior e Álex Viana. Começaram a época a vencer os Jogos Sauditas, o seu primeiro título oficial, e com Dyego, esperam acabar com o domínio do Ettifaq Club e travar a expansão do Al-Qadsiah.

Em sentido contrário ao de Dyego está Bruno Pinto, que segundo se pôde apurar deverá regressar a Portugal e aos Leões de Porto Salvo, clube com quem tem contrato.

O Barça falou sobre a renovação do contrato de Dyego no início do ano, mas o treinador Jordi Torras ofereceu-lhe apenas uma temporada, e o brasileiro queria duas para continuar no Barcelona. O agente de Claudinho Ribeiro, eleito o melhor jogador do mundo em 2024, começou a ouvir ofertas na Europa, como as do Benfica e do ElPozo Murcia, mas a proposta do Al-Ula foi irresistível, e Dyego vai assinar o seu compromisso com o clube saudita nos próximos dias.

Dyego marcou uma época no Barça. Chegou ao Barcelona em janeiro de 2014, proveniente de Joinville, e com a camisola azul e vermelha conquistou um total de 17 títulos (3 Liga dos Campeões, 4 LaLiga, 4 Taças de Espanha, 5 Taças do Rei e 3 Supertaças). Depois de alguns meses difíceis, nos quais ponderou regressar ao Brasil, tornou-se um jogador indiscutível sob o comando de Marc Carmona, Andreu Plaza, Jesús Velasco e Tino Pérez.

Natural de Palmitos (Santa Catarina), completará 36 anos no próximo dia 5 de agosto e deixará o Barça como o jogador com mais jogos na história do grupo. Até hoje, são 514, e se chegarem à final da liga — o único título que o Barça procura esta época — podem chegar aos 530. O capitão Sergio Lozano fez 463 jogos e também se vai despedir no próximo verão, embora continue no clube. Estas duas despedidas marcam o fim de um ciclo do Barça, iniciado com a saída de Ferrao (378 jogos).

O extremo brasileiro marcou dois golos na última vitória frente ao Osasuna Magna (5-2), no passado sábado, e soma agora 203 golos (164 no campeonato; 18 na Liga dos Campeões; 14 na Taça do Rei; 4 na Taça de Espanha; e 3 na Supertaça). Ocupa a quarta posição no top 5 dos melhores marcadores da história do grupo liderado por Sergio Lozano (334 golos), seguido de Ferrao (307) e o terceiro lugar vai para Wilde com 247 golos.

Muitos dos golos marcados pelo craque brasileiro do Barça têm a marca inconfundível do seu movimento mais conhecido, o chamado "Dyeguinha". De frente para o adversário na ala oposta, avançou então com o pé direito dominante, superando ou afundando o defesa e terminando com um remate de direita indefensável pelos guarda-redes. Uma jogada patenteada com habilidade e eficácia e praticamente indefensável, apesar de ter sido magistralmente repetida até à exaustão.

O Barça assumiu durante meses que Dyego Zuffo não iria renovar o seu contrato e, por isso, como noticiou a Relevo, acelerou o processo para contratar Luciano "La Máquina" Gauna. O jogador argentino, MVP da Taça de Espanha conquistada pelo Servigroup Peñíscola, terá o difícil desafio de fazer a equipa do Barça esquecer o seu estrangeiro mais longevo. Juntamente com o argentino, o defesa brasileiro Neguinho (Palma Futsal) e o extremo canhoto catalão Pol Pachecho (Viña Albali Valdepeñas) também vão chegar na próxima temporada.


Vídeos
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Os Melhores golos da Jornada 13 da Liga Placard Futsal.
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade