Antevisão da Jornada 20 da Liga Placard de Futsal, por António Aires.

Antepenúltima jornada. Caminha para o seu epílogo a fase regular. Começa a traçar-se o fado de cada clube. Matematicamente ainda há muito em jogo, psicologicamente quem está mais forte? Quem já deitou a toalha ao chão? Para os últimos dois lugares dos play offs, sétimo e oitavo posto, temos quatro candidatos, Eléctrico, Zêzere, Caxinas e Torreense. Respostas a obter, quiçá já nesta jornada.
CRC Quinta dos Lombos x CR Leões de Porto Salvo
Grande jogo na abertura da jornada. Vamos assistir à luta pelo quarto posto da tabela classificativa. Na 1ª volta os homens de Porto Salvo venceram por 4-1. Os comandados de Cláudio Moreira, creio que ainda por mais ténues que sejam as hipóteses de chegar ao terceiro posto, a possibilidade ainda está em aberto. Os Lombos têm apresentado argumentos para contrariar qualquer adversário que apareça pela frente. Grande jogo em perspectiva.
SC Lusitânia x SCU Torreense Sad
Será o canto do cisne dos insulares? Outro resultado que não seja a conquista dos três pontos, condena a equipa açoriana à descida de divisão. Por sua vez, o Torreense caminha para o grande objectivo da época, a manutenção, apesar da “miragem” de chegar aos play offs não ser uma utopia. Necessita, para já, de pontuar. O seu mais directo adversário no concerne à manutenção, Dínamo Sanjoanense, tem um jogo difícil diante do Benfica. Acredito que o brio competitivo da equipa de José Feijão, abordará o jogo de forma séria e a equipa de Cláudio Martins terá que ter unhas para tocar viola e somar pontos.
SCF Zêzere By Zêzerovo x Ad Fundão
Uma boa partida de futsal. A Desportiva, em época de aniversário, a celebrar 70 anos de vida, está tranquila no sexto posto mas com os olhos colocados no quinto lugar, pois só distam três pontos. Nuno Couto e seus pares vão sempre em busca de mais. Por sua vez, o Zêzere encerra o lote dos oito magníficos, com Caxinas e Torreense à perna para efectuar o assalto aos lugares de play off. A equipa de Ricardo Lobão passou dificuldades na primeira volta do campeonato, contudo paulatinamente foi construindo o seu caminho. É verdade que estas últimas três jornadas são de coeficiente elevado (Fundão, Leões de Porto Salvo e Lombos). É verdade que a manutenção está assegurada mas a luta pelos play offs está em aberto.
Sporting CP x Eléctrico FC
Os leões de Alvalade com escala a meia da semana nas Caxinas, onde tiveram que trabalhar arduamente para conquistar os três pontos, preparam-se para levantar voô, já com o pensamento na Final Four em Le Mans, França. Vão ter pela frente um Eléctrico, motivado depois de derrotar os guerreiros do Minho na jornada anterior. Curiosidade da partida, prende-se com o facto, da equipa de Nuno Dias, em caso de vitória, garantir, desde já, o primeiro lugar da fase regular. João Freitas Pinto e seus homens ambicionam jogar os play offs. E é legítimo pensar assim, dado que depois deste jogo, recebem Lusitânia e terminam em Torres Vedras. Como vai atuar o leão de Alvalade? Qual o peso no subconsciente no jogo desta jornada, quando os espanhóis do Palma já pairam nos sonhos dos leõezinhos que podem conquistar o topo do mundo. Aguarde-se!
GRC Dínamo Sanjoanense x SL Benfica
Apesar de matematicamente os visitados ainda estarem na luta pela permanência, o espectro da descida é uma realidade nua e gélida. Pecaram em pormenores em jornadas anteriores e este jogo diante dos encarnados é de grau de dificuldade máximo. Servirá para desfrutar os últimos momentos no palco maior do futsal. O Benfica já assegurou o segundo posto e espera um deslize colossal nestas últimas jornadas do leão. A águia tem que urgentemente trilhar um caminho de regularidade no seu desempenho competitivo. Três empates e uma derrota, até ao momento na fase regular, é um saldo pouco agradável. Claro que a hora da verdade vem com os play offs. E estes desafios finais terão que capacitar a equipa para lubrificar e afinar a máquina para o momento da verdade.
SC Braga x ADCR Caxinas Poça Barca
Quo vadis Braga? O terceiro posto da tabela classificativa ainda não está assegurado. A derrota em Ponte de Sôr expos algumas fragilidades. Há a necessidade urgente de recuperar animicamente os guerreiros do Minho para esta fase final da fase regular de forma a aprimorar, a eficiência já demonstrada em algumas fases do presente campeonato, porque a competição necessita de um Braga audaz e aguerrido. Por sua vez, os caxineiros, com o objetivo da permanência alcançado, vão tentar, creio eu, brigar por uma vaga nos lugares de play off Não se avizinha tarefa fácil, pois a derrota a meio da semana com o Sporting e em caso de no desaire no Minho, desmorona as hipóteses de entrar no lote dos oito melhores classificados da fase regular.
Finalmente, esperamos que o Sporting CP consiga atingir a final da UEFA Futsal e conquistar para Portugal mais um título que revela a qualidade de um país que ama a modalidade mais espectacular de pavilhão. Os jogos disputam-se entre 2 e 4 de Maio, no Antarès, arena na cidade de le Mans, França.
Salte a bola.
Viva, o futsal.
Vídeos