Antevisão da Final da UEFA Futsal Liga dos Campeões: Palma x Kairat

O Illes Balears Palma pode tornar-se a primeira equipa a vencer três títulos consecutivos de futsal da UEFA quando defrontar o duas vezes campeão Kairat Almaty no domingo, na final da UEFA Futsal Champions League, em Le Mans.
O campeão Palma, que chegou a esta fase final após revelar-se em forma na Liga espanhola, enfrenta o Kairat, isto depois de ambas as equipas terem superado testes difíceis nas meias-finais de sexta-feira. O Palma abriu o marcador contra o Sporting na segunda parte, antes de marcar dois golos nos dois minutos finais e vencer por 3-0, apurando-se após o Kairat ter derrotado o estreante Cartagena por 3-2.
O Palma venceu ambas as edições da competição desde que assinou a sua estreia há duas temporadas, e, ainda sem perder uma única partida europeia, almeja tornar-se o primeiro clube a conquistar três títulos consecutivos, o que eclipsaria o recorde que partilha com o Castellón, que venceu as finais inaugurais em 2002 e 2003, e o Inter FS, que prevaleceu em 2017 e 2018. Os seus dois encontros anteriores ante o Kairat aconteceram na fase principal e revelaram-se equilibrados, com o Palma a vencer por 4-3 como anfitrião em 2023/24 e a empatar 2-2 na Bélgica, em 2022/23.
A história também pode, contudo, dar alento ao Kairat, que venceu todos os sete jogos nesta campanha na prova e que será o primeiro emblema de fora da Espanha a triunfar três vezes em caso de vitória. O representante do Cazaquistão passou por muitas mudanças nos últimos anos, com um novo conjunto de jogadores a substituir os heróis das vitórias de 2013 e 2015, como Higuita, o guarda-redes com propensão ofensiva que foi rendido por Dennis Cavalcanti, autor de um golo nas meias-finais.
Declarações
Antonio Vadillo, treinador do Palma: "Não há cansaço numa final da Futsal Champions League por mais exigentes que tenham sido as meias-finais. É uma final e há sempre mais tensão, mas tudo será esquecido assim que a bola começar a rolar. Vai ser um jogo muito equilibrado, exigente a nível físico, mental, táctico e técnico.
"Vamos ter de estar ao nosso máximo nível se queremos voltar a ser campeões. A este nível e num jogo como este todos os ínfimos detalhes vão ser importantes e potencialmente decisivos. Não temos como objectivo fazer história ao sermos os primeiros a vencer por três vezes a competição: queremos é ganhar amanhã e erguer o troféu. Seria como vencer pela primeira vez."
Luan Muller, guarda-redes do Palma: "Vai ser um jogo muito equilibrado e vamos ter de estar ao nosso melhor nível. São duas grandes equipas e penso que vai ser um grande jogo de futsal. Há sempre um pouco de nervosismo antes de um encontro tão importante, mas isso desaparece assim que pisamos a quadra. O que prevalece sempre é a motivação e o privilégio de poder disputar mais uma final da melhor competição de clubes da Europa.
"Vou tentar ajudar os meus colegas com a experiência que já tenho de ter disputado e vencido por duas vezes a prova. Não vai haver muito espaço para jogar e quem estiver mais concentrado irá levar a melhor. Todos os jogadores sonham com títulos e eu não sou diferente, mas primeiro há uma final para disputar."
Marlon Velasco, treinador do Kairat: "Estamos num grande momento e vamos tentar agarrar a oportunidade. Estivemos quatro anos sem marcar presença numa fase final e seis sem disputar a final, sendo que apenas quatro dos nossos jogadores têm experiência de ter disputado uma fase final. Depois do que aconteceu ontem na nossa meia-final, acredito que saímos reforçados. Estamos com uma mentalidade positiva e confiantes nas nossas possibilidades.
"O Antonio Vadillo é meu amigo e uma referência como jogador e como treinador. Gosto da forma como o Palma joga e partilho da mesma forma de ver o futsal que ele. É o melhor treinador do mundo actualmente. Não é fácil defrontar o meu antigo clube. Pesa a nível mental, mas estamos aqui para vencer. O início do jogo vai ser importante. Iremos tentar entrar bem para aumentar os nossos níveis de confiança."
Birzhan Orazov, capitão do Kairat: "Não estamos nervosos por disputar a final porque os jogadores da nossa equipa têm muita experiência de jogar em grandes competições de clubes e de selecções. Estamos, isso sim, muito motivados para dar tudo amanhã e conquistar este troféu.
"É muito importante para o Kairat estar numa final e penso que houve uma mudança muito importante e positiva no clube ao apostar na escola espanhola de futsal. O nosso treinador tem-nos ajudado muito e esse trabalho dos últimos dois anos está à vista de todos. Agora só falta dar o último passo."
O Palma é o primeiro clube a chegar à final nas suas três primeiras campanhas e está invicto em todos os 23 jogos que disputou nesta competição, superando o recorde anterior em duas partidas.
Vadillo pode igualar o recorde de Jesús Velasco de vencer a competição três vezes como treinador, ao mesmo tempo que se tornaria o primeiro a conquistá-la três vezes pelo mesmo clube (Velasco venceu com o Inter em 2017 e 2018 e com o Barça em 2022).
Mario Rivillos e os guarda-redes Luan Müller e Carlos Barrón jogaram nas duas conquistas anteriores do Palma. Rivillos também fez parte da equipa do Inter que venceu em 2017 e estava no plantel do Barça nas primeiras rondas do sucesso em 2019/20, mas saiu antes da fase final, que foi adiada.
Isso significa que Rivillos pode igualar o recorde de jogar em quatro vitórias em finais, partilhado por Gabriel (Inter FS 2006, 2009; Barça 2012, 2014), Sergio Lozano (Barça 2012, 2014, 2020, 2022) e Ortiz (Inter FS 2009, 2017, 2018; Barça 2022).
Neguinho, Jesús Gordillo, Bruno Gomes e Marcelo fizeram parte da equipa do Palma que disputou e venceu a final do ano passado, quando derrotou o Barça por 5-1. Fabinho sagrou-se campeão em 2023, mas estava lesionado há um ano, em Yerevan.
Um clube espanhol venceu o título em 13 das 23 edições da prova.
O Kairat participa na sua 21ª campanha (um recorde) e realizou um total de 110 partidas, mais do que qualquer outro clube. O Sporting é o único outro emblema a ter jogado mais de 100.
Caso o Kairat vença sem a necessidade de recorrer ao desempate por penáltis, será a terceira equipa a completar uma temporada de futsal de clubes da UEFA com oito vitórias "perfeitas" (sem contar com desempates por penáltis). Barça (2021/22) e Inter FS (2017/18) já alcançaram esse feito.
A formação cazaque protagonizou, porém, campanhas perfeitas ao longo dos cinco jogos disputados em 2013 e 2015.Resumo da final da Futsal Champions League 2024: Barça 1-5 Palma
Mais títulos de futsal de clubes da UEFA
5 Inter FS
4 Barça
2 Illes Balears Palma, Kairat Almaty, Playas de Castellón, Sporting CP
Vídeos