Japão e Tailândia chegam à final da AFC Feminina e apuram-se para o Mundial

O Japão e a Tailândia qualificaram-se para o Campeonato do Mundo de Futsal Feminino da FIFA após derrotarem o Irão e a China, respetivamente.
O Japão superou o Irão numa emocionante partida para chegar ao primeiro Campeonato do Mundo de Futsal Feminino da FIFA™, enquanto a Tailândia recuperou para derrotar a China e juntar-se a eles. A China defrontará o Irão no sábado pela última vaga da Ásia nas Filipinas 2025, antes de Tailândia e Japão se defrontarem na final da Taça Asiática de Futsal Feminino da AFC.
Os chineses foram incentivados pelos seus próprios adeptos em Hohhot, mas Hataichanok Tappakun silenciou-os a meio do primeiro período, marcando um golo de canto para os tailandeses. Ainda assim, os golos de Fan Yuqiu e Cao Jiay, com 22 segundos de diferença, colocaram a China em vantagem ao intervalo, mas Jenjira Bubpha empatou a meio do segundo período com um penálti certeiro. A equipa de Thanatorn Santanaprasit conquistou a vitória quando o remate firme de Arriya Saetoen foi defendido por Zhan Huimin.
“Chegámos ao Campeonato do Mundo!” Darika Peanpailun disse à FIFA. Estou muito feliz e grato hoje. Muito obrigado a todos. Obrigado também por toda a claque da Tailândia.
Estou a transbordar de felicidade agora, de verdade. Não sei o que mais posso dizer, mas conseguimos! Por favor, continuem a torcer por nós, apoiando-nos nesta jornada."
Nattamon Artkla acrescentou: “Estou feliz e muito orgulhoso. Cada sessão de treino, todo o trabalho árduo, valeu a pena. Falámos sobre o que precisávamos de fazer – tudo, cada detalhe – e esforçámo-nos e executámos o nosso trabalho ao máximo. Estou extremamente feliz”.
O Irão venceu as duas Taças Asiáticas de Futsal Feminino da AFC anteriores, derrotando o Japão em ambas as finais, mas a vingança foi exigida nas meias-finais de 2025. Risa Ikadai abriu o marcador após uma grande jogada de Mika Eguchi, e Kyoka Takahashi dobrou a vantagem após uma jogada clássica entre a guarda-redes Nene Inoue e Yuka Iwasaki.
O remate certeiro de Maral Torkaman reduziu a desvantagem, mas, depois de o poste ter negado um golo maravilhoso a Sara Oino, Yukari Miyahara completou o excelente passe de Anna Amishiro para o 3-1. O excelente Torkaman colocou então o Irão a apenas um golo de diferença novamente, e utilizaram o guarda-redes voador durante o resto do jogo. No entanto, não conseguiram encontrar uma forma de superar o magnífico Inoue, cujos reflexos garantiram à equipa de Takehiro Suga o seu lugar na final global.
Filipinas 2025 terá início a 21 de novembro. Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Panamá, Filipinas, Polónia, Portugal, Espanha e Tanzânia também se qualificaram.
Vídeos