Japão vence Tailândia e termina espera pelo título

O Japão derrotou a Tailândia por 3-2 nas grandes penalidades na final da Taça Asiática de Futsal Feminino AFC China 2025, no Centro Desportivo de Hohhot, este sábado, com o emocionante empate a terminar 3-3 no prolongamento.
Tendo estado na frente por duas vezes, o Japão teve de se esforçar para voltar à final depois de a Tailândia ter inaugurado o marcador no prolongamento, com a equipa do Leste Asiático a erguer finalmente o troféu depois de ter terminado em segundo lugar nas duas edições anteriores.
A partida começou com o Japão a parecer mais perigoso, especialmente na transição, com Naomi Matsumoto e Risa Ikadai a controlarem a narrativa pelas alas.
Um erro de Arriya Saetoen aos 15 minutos deu ao Japão o primeiro golo, com Yuka Iwasaki a aproveitar a bola perdida para servir Sara Oino, que estava desmarcada, e finalizou no canto inferior direito da baliza.
A Tailândia, tal como no confronto da fase de grupos, reagiu com Paerploy Huajaipetch a forçar a guarda-redes Nene Inoue a uma bela defesa com o seu remate forte de longa distância.
As asiáticas do sudeste, contudo, não se deixaram abater e empataram aos 11 minutos, com Jenjira Bubpha a completar o canto batido por Nattamon Artkla por cima da área.
Com o momento favorável, a Tailândia quase inaugurou o marcador aos 16 minutos, mas o potente remate de Patitta Moolpho de longa distância foi defendido por Inoue.
A guarda-redes tailandesa Nuengruthai Sorahong fez uma defesa brilhante para negar o golo a Anna Amishiro por cima da área com um minuto no relógio, enquanto do outro lado, Sangrawee Meekham rematou para um mar de jogadoras japonesas, mantendo o empate equilibrado rumo ao intervalo.
O Japão recuperou mais rapidamente após o intervalo e retomou a liderança com um minuto de jogo, quando Aki Ikeuchi bateu um canto para Oino, que cruzou para a área para Kyoka Takahashi, solto, rematar ao ângulo superior esquerdo.
Com o Japão a avançar em profundidade para o seu terreno, a Tailândia não teve outra opção senão pressionar, e a sua iniciativa foi recompensada aos 25 minutos, quando Nattamon aproveitou um passe errado de Matsumoto e disparou um remate forte que passou por Inoue e foi para o fundo das redes.
Ambas as equipas tiveram hipóteses de vencer, com Iwasaki a ter o seu remate defendido por Nuengruthai, enquanto Takahashi rematou para fora da trave direita, antes de Sangrawee não conseguir finalizar de curta distância, levando o jogo para prolongamento.
Um lapso defensivo japonês aos 43 minutos permitiu à Tailândia assumir a liderança pela primeira vez com um remate igual ao seu primeiro golo, com Sasikarn Tongdee a marcar um canto para Paerploy Huajaipetch, que rematou rasteiro para o fundo das redes.
O Japão recusou-se a baixar a cabeça e forçou a recuperação do empate de forma espetacular um minuto depois, com Mika Eguchi a assistir Yukari Miyahara a finalizar com mestria.
Na segunda parte do prolongamento, Sangrawee defendeu Iwasaki e Eguchi, enquanto a defesa tailandesa se manteve firme até à decisão por grandes penalidades.
Depois de ambas as equipas terem falhado as suas primeiras cobranças, Sangrawee rematou ao lado, enquanto Hataichanok Tappakun teve o seu penálti defendido por Inoue, garantindo a vitória japonesa por 3-2.