Japão vence Tailândia e termina espera pelo título



O Japão derrotou a Tailândia por 3-2 nas grandes penalidades na final da Taça Asiática de Futsal Feminino AFC China 2025, no Centro Desportivo de Hohhot, este sábado, com o emocionante empate a terminar 3-3 no prolongamento.

Tendo estado na frente por duas vezes, o Japão teve de se esforçar para voltar à final depois de a Tailândia ter inaugurado o marcador no prolongamento, com a equipa do Leste Asiático a erguer finalmente o troféu depois de ter terminado em segundo lugar nas duas edições anteriores.
A partida começou com o Japão a parecer mais perigoso, especialmente na transição, com Naomi Matsumoto e Risa Ikadai a controlarem a narrativa pelas alas.
Um erro de Arriya Saetoen aos 15 minutos deu ao Japão o primeiro golo, com Yuka Iwasaki a aproveitar a bola perdida para servir Sara Oino, que estava desmarcada, e finalizou no canto inferior direito da baliza.
A Tailândia, tal como no confronto da fase de grupos, reagiu com Paerploy Huajaipetch a forçar a guarda-redes Nene Inoue a uma bela defesa com o seu remate forte de longa distância.
As asiáticas do sudeste, contudo, não se deixaram abater e empataram aos 11 minutos, com Jenjira Bubpha a completar o canto batido por Nattamon Artkla por cima da área.
Com o momento favorável, a Tailândia quase inaugurou o marcador aos 16 minutos, mas o potente remate de Patitta Moolpho de longa distância foi defendido por Inoue.
A guarda-redes tailandesa Nuengruthai Sorahong fez uma defesa brilhante para negar o golo a Anna Amishiro por cima da área com um minuto no relógio, enquanto do outro lado, Sangrawee Meekham rematou para um mar de jogadoras japonesas, mantendo o empate equilibrado rumo ao intervalo.
O Japão recuperou mais rapidamente após o intervalo e retomou a liderança com um minuto de jogo, quando Aki Ikeuchi bateu um canto para Oino, que cruzou para a área para Kyoka Takahashi, solto, rematar ao ângulo superior esquerdo.
Com o Japão a avançar em profundidade para o seu terreno, a Tailândia não teve outra opção senão pressionar, e a sua iniciativa foi recompensada aos 25 minutos, quando Nattamon aproveitou um passe errado de Matsumoto e disparou um remate forte que passou por Inoue e foi para o fundo das redes.
Ambas as equipas tiveram hipóteses de vencer, com Iwasaki a ter o seu remate defendido por Nuengruthai, enquanto Takahashi rematou para fora da trave direita, antes de Sangrawee não conseguir finalizar de curta distância, levando o jogo para prolongamento.
Um lapso defensivo japonês aos 43 minutos permitiu à Tailândia assumir a liderança pela primeira vez com um remate igual ao seu primeiro golo, com Sasikarn Tongdee a marcar um canto para Paerploy Huajaipetch, que rematou rasteiro para o fundo das redes.
O Japão recusou-se a baixar a cabeça e forçou a recuperação do empate de forma espetacular um minuto depois, com Mika Eguchi a assistir Yukari Miyahara a finalizar com mestria.

Na segunda parte do prolongamento, Sangrawee defendeu Iwasaki e Eguchi, enquanto a defesa tailandesa se manteve firme até à decisão por grandes penalidades.
Depois de ambas as equipas terem falhado as suas primeiras cobranças, Sangrawee rematou ao lado, enquanto Hataichanok Tappakun teve o seu penálti defendido por Inoue, garantindo a vitória japonesa por 3-2.


Vídeos
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade