Leninha, conquista o título da Liga Espanhola de Futsal Feminino 2024/25, com o C.D. Futsi Atlético Navalcarnero.

Internacionais portuguesas Leninha e Martinha em destaque na final emocionante
O Futsi Atlético Navalcarnero é o novo campeão da Primeira Divisão Iberdrola de futsal feminino. A equipa madrilena venceu esta quinta-feira, 19 de junho, o STV Roldán por 3-2, no terceiro e decisivo jogo da final do playoff, e ergueu o troféu pela sétima vez na sua história.
Num jogo cheio de emoção e imprevisibilidade, as internacionais portuguesas Leninha e Martinha Prata estiveram em destaque: a primeira assistiu para o golo inaugural do Futsi, enquanto a segunda marcou o primeiro tento do Roldán, contribuindo de forma decisiva para um espetáculo digno de final.
Futsi eficaz no arranque, Roldán combativo até ao fim
No Pavilhão La Estación, casa do Futsi, a equipa da casa entrou mais acutilante e chegou ao intervalo a vencer por 1-0, graças a um golo de Anita Luján, aos 13 minutos, na sequência de um contra-ataque bem conduzido por Leninha, que assinou uma assistência perfeita.
Na segunda parte, o STV Roldán elevou a intensidade e acabou por empatar aos 25 minutos por intermédio da portuguesa Martinha Prata, que desviou com eficácia um lançamento lateral para o fundo das redes.
Contudo, o equilíbrio duraria pouco. Aos 31 minutos, Irene Córdoba devolveu a vantagem ao Futsi com um potente remate de pé esquerdo, mas o Roldán reagiu com novo empate aos 35 minutos, desta feita por Rocío Gómez, através de um livre direto que passou por entre a barreira.
Quando tudo indicava que o jogo seguiria para prolongamento, Irene Córdoba, no próprio dia do seu 22.º aniversário, marcou um verdadeiro golaço, com um remate ao ângulo superior, a 2 minutos e 33 segundos do fim, selando o resultado em 3-2 e lançando os festejos nas bancadas do recinto madrileno.O Roldán ainda teve uma derradeira oportunidade de empatar por Ceci Zarzuela, na conversão de um penálti, mas o remate embateu no poste, confirmando a vitória suada do Futsi.
Regresso ao topo e domínio reafirmado
Com este triunfo, o Futsi conquista o seu sétimo título nacional, ultrapassando o CD Burela no palmarés, e regressa ao trono que não ocupava desde a época 2021/2022. Este é também o primeiro título do clube desde a introdução do atual formato de play-off sem defrontar o Burela na final.
Sob o comando de Joan Linares, antigo internacional espanhol e agora técnico campeão na sua estreia no futsal feminino, o Futsi fecha a época com dois títulos nacionais: a Supertaça e o Campeonato.
A equipa deixou pelo caminho o CD Burela nas meias-finais, numa série decidida nas grandes penalidades, e venceu agora uma final altamente disputada frente ao STV Roldán, a grande surpresa da temporada.
Portugal em evidência
O jogo ficou ainda marcado pela prestação de duas jogadoras portuguesas: Leninha, pelo Futsi, e Martinha Prata, pelo Roldán. A primeira brilhou na construção ofensiva e assinou a assistência para o primeiro golo da sua equipa; a segunda mostrou eficácia ao apontar o primeiro golo da formação murciana.
Um final de época de sonho para o Futsi Atlético Navalcarnero e uma jornada memorável para o futsal feminino ibérico, com o talento português em plano de destaque.
De realçar que Bárbara Gama também faz parte do plantel do STV Roldán