FC Porto expande aposta no futsal de formação – do sub-7 ao sub-19

O FC Porto vai reforçar a sua presença no panorama do futsal nacional com uma aposta integral na formação. A informação avançada pelo jornal O JOGO revela que, já a partir da próxima época, o clube irá competir em todos os escalões distritais da Associação de Futebol do Porto, desde os sub-7 até aos sub-19.
Após uma temporada inaugural marcada pelo sucesso — com os escalões sub-9, sub-11 e sub-13 a conquistarem os respetivos campeonatos distritais, num modelo híbrido entre futebol e futsal —, os dragões avançam agora para uma estrutura completa. O modelo híbrido será mantido apenas até aos sub-13. A partir do escalão sub-15, os atletas passam a estar exclusivamente dedicados ao futsal.
Esta expansão insere-se na estratégia definida por André Villas-Boas e configura um investimento sólido na modalidade, começando pelas bases. As novas equipas (sub-15, sub-17 e sub-19) terão como ponto de partida os campeonatos distritais da AF Porto, com o objetivo assumido de ascender, progressivamente, até à 1.ª Divisão nacional. A partir dos escalões acima do sub-13, as competições são exclusivamente de futsal e não permitem o modelo misto com futebol.
Apesar de ainda não existir uma equipa sénior profissional, esse cenário não está fora de hipótese. A direção azul e branca pretende reavaliar a médio prazo a viabilidade de lançar o projeto ao mais alto nível competitivo, o que poderá passar pela entrada no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.