Willian Carioca vive “filme perfeito” no regresso ao topo e aponta a títulos pelo Sp. Braga



Em entrevista ao jornal Record, Willian Carioca, melhor marcador da fase regular da Liga Placard 2024/25, confessou estar a viver “um filme perfeito” após trocar o Quinta dos Lombos pelo SC Braga, aos 35 anos, e quer conquistar títulos, finais e o reconhecimento que tanto ambicionava.

Com passagens por emblemas como Carlos Barbosa, Floripa Futsal e Cascavel, chegou a Portugal em 2017 para representar o Unidos Pinheirense. “Vim mais pela aventura, para me mostrar. Quando percebi o nível de dedicação e exigência do futsal português, fiquei motivado para evoluir”, recorda.

O pivô brasileiro recordou que, antes da mudança para a Cidade dos Arcebispos, já ambicionava jogar num clube com condições para lutar por títulos. “Estava à procura de algo diferente e aconteceu tudo da melhor maneira possível. Foi um ano em cheio, em que joguei todas as finais e fui o melhor marcador da fase regular. Era tudo o que eu queria quando vim para Braga. Estou muito feliz, foi como um filme perfeito”, afirmou.

Willian destacou a importância do treinador Joel Rocha na sua adaptação e evolução. “Ele confiou em mim desde o primeiro dia. Mesmo sendo mais velho, sinto-me valorizado e motivado para continuar a dar o meu melhor”, explicou, sublinhando que ainda mantém a ambição de conquistar mais troféus e continuar a marcar golos decisivos.

Sobre a nova época, o goleador reconheceu que a fasquia está elevada, mas garante que o SC Braga tem condições para repetir — ou até superar — os resultados da temporada passada. “Temos um grupo muito unido, reforços de qualidade e uma mentalidade vencedora. Vamos lutar em todas as competições.”

Aos adeptos, deixou uma mensagem de agradecimento e promessa: “A força que recebemos nas bancadas é fundamental. Podem esperar entrega total, porque quero continuar a escrever história com esta camisola.”

O sonho de títulos
Depois de anos a bater na “trave” em finais, Willian assume que o objetivo é claro: “Estou há muito tempo à procura de um título. Pelo que vi do plantel e do trabalho do Joel Rocha, temos condições para lutar com Benfica e Sporting.”

O regresso após a lesão foi emocionalmente marcado pela presença do filho no pavilhão. “Ele perguntava porque não jogava. Isso deu-me força. Foi um processo longo e difícil, mas voltei confiante graças ao apoio da equipa médica e ao trabalho diário.”

Adaptação e evolução
Para o brasileiro, a adaptação ao futsal português foi exigente, mas compensadora. “Aqui treina-se mais, há mais tempo para trabalhar e isso eleva o nível. Enfrentei jogadores de topo e, se tiver de destacar, digo que Merlin é incrível e Erick é o mais completo que defrontei.”

Com a camisola do SC Braga, Willian Carioca promete manter a ambição intacta: lutar por cada jogo e por cada troféu. “Quem carrega este símbolo tem de sonhar alto e trabalhar todos os dias para conquistar.”



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade