EuroBasket 2025 | Portugal luta, mas Sérvia de Jokic impõe lei em Riga

Depois da vitória histórica na estreia frente à Chéquia, a Seleção Nacional de basquetebol masculino não conseguiu repetir o feito e acabou por perder, esta sexta-feira (29 de agosto), diante da poderosa Sérvia por 80-69, em Riga, na Letónia, na 2.ª jornada do Grupo A do EuroBasket 2025.
A equipa lusa entrou determinada, mas encontrou pela frente uma seleção sérvia repleta de talento e experiência, liderada pelo MVP da NBA, Nikola Jokic, que rubricou uma exibição de classe mundial com 23 pontos e 10 ressaltos em apenas 22 minutos. A Sérvia, vice-campeã mundial e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, confirmou o favoritismo e mantém-se invicta na competição.
Do lado português, o destaque foi Diogo Brito (Obradoiro, Espanha), que se assumiu como o motor ofensivo da equipa, terminando a partida com 22 pontos e 9 ressaltos. Portugal ainda conseguiu reduzir uma desvantagem de 15 pontos para apenas sete nos instantes finais, mas faltou frescura para concretizar a reviravolta.
Este resultado deixa Portugal com uma vitória e uma derrota, naquela que é apenas a quarta participação da Seleção no EuroBasket (1951, 2007, 2011 e agora 2025). Recorde-se que a melhor classificação de sempre foi o 9.º lugar alcançado em 2007.
O próximo desafio será já este sábado, 30 de agosto, frente à Turquia, que soma também duas vitórias e divide a liderança do grupo com a Sérvia. O jogo está agendado para as 19h15 (hora de Lisboa) e será decisivo para as aspirações lusas em alcançar os oitavos de final.
Foto de FIBA Basketball