O Primeiro Título da Época em Jogo: GCR Nun'Álvares vs SL Benfica - Antevisão de João Correia

Se começarmos por olhar para o histórico de vencedores, o Benfica seria claro favorito pois vence a competição já há 8 vezes seguidas (exceto no ano do Covid que não houve disputa do troféu) e o Nun'Álvares nunca logrou vencer esta competição.
Seguidamente, se olharmos para as equipas técnicas, teremos o embate entre a experiência e a irreverência: se por um lado temos a experiência irrefutável de Paulo Tavares, que culminou com o arrebatar do título na época passada, do outro lado, temos uma nova equipa técnica, liderada por Paulinho Roxo, com muita experiência enquanto jogador mas com pouca enquanto treinador, não obstante da boa meia época ao serviço do Famalicão, levando o clube à subida. Aliás, esta será a primeira experiência ao mais alto nível de competições de futsal enquanto treinador. Equipa técnica à qual se juntou a treinadora Maria João Jacinto, vencedora pelo Benfica do 1º Campeonato Nacional Feminino Sub-15, o que conferirá, certamente, novas abordagens ao plantel do Benfica.
Analisando os plantéis, facilmente nos apercebemos da mini-revolução encetada no Nun'Álvares com algumas saídas de vulto mas aparentemente colmatadas com muita qualidade. Saem Morgado, Pisko e Balona, mas entram as 3 internacionais portuguesas Beatriz Fonseca, Marta Teixeira e Joana Moreira, assim como mais 4 internacionais brasileiras de enorme capacidade (Mayara, Júlia, Camila e a também nossa conhecida Dinha), que se juntam a outras de enorme qualidade (Lídia, Jana, Kaká, Pires, Ana Azevedo e Odete). Se o futuro está garantido (com a Sofia -na baliza- e a Belinha, por exemplo), o presente está muito bem encaminhado!
Do lado do Benfica, privilegiaram a renovação do plantel existente, dando espaço às mini estrelas emergentes, como a Ana Oliveira, a Madalena Frederique e a Sofia Calheiros, juntando-se ao restante plantel que transita da época passada, podendo essa ser uma vantagem poderosa do Benfica. Angélica estará a voltar, Nati ainda de fora.
Se por um lado vemos um Nun'Álvares à procura do melhor entrosamento, por outro temos assistido a um Benfica à procura de assimilar as ideias do novo treinador, apesar do plantel ser praticamente o mesmo. Os duelos de pré-época revelam isso mesmo.
A qualidade está presente e a sede de iniciar a vencer uma competição vai estar presente certamente. Será claramente um jogo de tripla onde, pelo que disse atrás, será difícil identificar um favorito! Pela qualidade dos intervenientes teremos uma excelente partida para acompanhar!