Arranca a Liga Placard 2025/2026: Antevisão da jornada 1, por António Aires



1ª Jornada
O apito inicial da Liga Placard 2025/26 está prestes a soar e o futsal português prepara-se para mais uma temporada de emoções fortes. Doze equipas entram na quadra com ambições distintas, mas todas unidas pela mesma chama: competir no campeonato mais equilibrado e apaixonante do país. O Benfica chega como campeão em título, determinado a provar que o regresso ao trono não foi obra do acaso. O Sporting, ferido pela perda da coroa, promete uma resposta feroz, guiado por Nuno Dias e pelos seus magos da bola, como ficou provado na conquista da supertaça.

Depois temos um pelotão de equipas com as suas “personalidades”. Atrás das águias e dos leões, temos um SC Braga cada vez mais afirmativo e os Leões de Porto Salvo que sonham com a sua primeira final. Creio que pretendem baralhar as contas e a vida a todos, mas principalmente aos candidatos. Depois Fundão, Ferreira do Zêzere, Eléctrico e Lombos mantêm a tradição de equipas que nunca se rendem, prontas a roubar pontos e a confirmar os pergaminhos patenteados nas épocas anteriores, desejando que a mesma tenha o carimbo de uma época estável com poucos sobressaltos. Caxinas e Torreense apostam na permanência e no crescimento. O Rio Ave, que regressa ao palco maior, e o Famalicão, que faz a sua estreia, vão sentir as dores da primeira liga. Acredito que ambos os conjuntos alimentam o sonho de serem protagonistas e, finda a época, continuar na elite do futsal nacional.

Detalhando cada jogo:

Leões Porto Salvo vs AD Fundão
Um duelo entre duas equipas ambiciosas: os Leões Porto Salvo, consolidaram-se em definitivo entre as quatro melhores equipas da liga, quer pelo seu projeto como pelo desempenho desportivo. Cláudio Moreira construiu uma equipa sólida em que o coletivo é a sua dimensão mais forte. A mesma linha de pensamento se aplica ao seu adversário vindo da serra. Quais serão os impactos nas ações defensivas e ofensivas, com as saídas de Mamadu, Pedro Santos e Bruno na equipa da casa? O mesmo ponto de interrogação se coloca para com os homens da serra, dado que, entre os que voaram, destaca-se Peleh e Caio pelo score de golos que aportavam aos comandados de Nuno Couto. Os reforços que chegam carregam uma grande responsabilidade para dar continuidade à herança deixada. O jogo, creio que será pautado pelo equilíbrio com o fator casa, provavelmente a ter algum peso no desfecho final. A chave do sucesso vai residir em equilibrar posse de bola com consolidação defensiva e, na hora de “matar”, ver as redes balançar.

Rio Ave vs Ferreira do Zêzere
Rio Ave, recém-regressado ao escalão principal, após alguns anos de ausência, recebe o Ferreira do Zêzere, uma das equipas com densidade competitiva, que sofreu algumas alterações de continuidade no seu grupo de trabalho, com novo homem do leme, Cristiano Coelho, e outros recursos humanos, onde se destacam Wendell, Sodre e Chapinha. Que equipa teremos? Só os jogos nos vão responder. Os homens de Vila do Conde, orientados por Bruno Guimarães, partem carregados de ilusão e ambição. Serginho, Cigano, Gustavo Rodrigues, Tiago Cruz e Peixinho são jogadores com créditos firmados no futsal. Vêm para somar. Terão capacidade de surpreender? O jogo poderá passar por esta imagem: um duelo de estilos: o Rio Ave deverá procurar afirmar-se com posse e verticalidade, com Ruben Gois como referência na profundidade, enquanto o Ferreira do Zêzere poderá apostar muito na transição rápida e na capacidade individual de Jô Mahrez para desequilibrar os pratos da balança. Uma partida que pode já dar pistas sobre a luta pelo play-off e pela afirmação no campeonato.

Famalicão vs ADCR Caxinas Poça Barca
O Famalicão, o caloiro desta jornada, entra na elite do futsal lusitano, após uma época histórica vivida na temporada anterior. Agora sob a batuta do maestro Kitó Ferreira, regressado das arabias, ele tentará ser o Aladino, para que jornada após jornada, a sua equipa voe no tapete para alcançar o sonho da permanência. Neste capítulo, os jogadores terão que se transcender e acreditar no seu treinador, trabalhando afincadamente para lá dos limites, não bastará dizer: “Abre-te Sésamo!” Vamos assistir a uma equipa focada na coesão coletiva e motivação, como uma das forças motrizes da dinâmica desta equipa. Destacam-se entre os “ladrões” Buzuzu, os veteranos experientes Márcio Moreira e Amilcar e os dois “agitadores”: Allan Gitahy e Natan Minati. Por sua vez, o Caxinas mantém a sua estabilidade com o homem do leme Nuno Silva. Buscam águas menos agitadas, em que navegaram na etapa final da última temporada. Léo Evangelista e Matheus chegam como reforços. Que opções tácticas os treinadores vão esgrimir? Defesas compactas apostando na transição?! Este promete ser um encontro equilibrado.

Quinta dos Lombos vs Eléctrico FC
Jogo com notas curiosas. Alcides Lopes inicia uma nova era, pois sucede a Jorge Monteiro, antigo treinador dos Lombos durante muitas épocas. As duas equipas sofreram também alterações nos obreiros. Na equipa da casa, destaque para as saídas de Willian Carioca, Costelinha e Vitão. Nos forasteiros, Ferrugem é a grande baixa. No entanto, os demais soldados de ambos os conjuntos, apesar de pouca profundidade, garantem, à partida, bons desempenhos na temporada. Destaco o regresso do pivô Simi às quadras portuguesas. Que ideias vão trazer os seus treinadores para dentro do rectângulo de jogo? Espera-se um jogo tático, intenso e muito disputado, com ambos a quererem assumir cedo as rédeas da temporada.

Torreense vs Sporting CP
Um dos jogos a destacar nesta ronda. O Sporting CP está motivado após a conquista do primeiro troféu da temporada. Sente-se que as garras do leão estão afiadíssimas para recuperar o trono da “savana”. Apresenta um plantel equilibrado, com inúmeras opções válidas, para entrar em jogo a qualquer momento, após a leitura do “mestre catedrático Nuno Dias” (14 épocas consecutivas) das incidências que estão a correr dentro da quadra. Esta gestão, com os jogos da pré-época, já deixou os indicadores do caminho que pretendem trilhar. Filipe Valério e Bruno Pinto são os reforços. Bruno Maior e Pedro Santos regressam. O Torreense vai procurar complicar a vida ao rei da selva. Cláudio procurará chatear e criar desconforto à dinâmica do Leão. Antevê-se uma tarefa complexa e espinhosa. Gabrielzinho, Tintim e Jefferson são cartas para a concretização das ideias do técnico, mas a missão é estratosférica. O Torreense deve apostar numa postura organizada e em contra-ataques rápidos, enquanto o Sporting deverá assumir o jogo desde o primeiro minuto com posse e pressão alta.

SC Braga vs Benfica
Jogo da jornada com grande tradição e rivalidade. Jogo grande com dois treinadores de estilos distintos e muito respeito mútuo. O Benfica começa a época após a ressaca da supertaça, com mais um jogo de coeficiente de dificuldade máxima. Terá que recuperar os índices motivacionais, pois os bracarenses são um opositor digno de relevo. É verdade que Cassiano Klein trouxe os encarnados da capital de volta aos títulos. Vejamos o que os reforços Pany Varela e Peléh acrescentam ao modelo de jogo do treinador. Léo Gugiel, ausente na supertaça, oferece variabilidade ofensiva, na ação do guarda-redes subido, bem como entre os postes é sinal de segurança. Irá a jogo? Por sua vez, Joel Rocha, do lado do Braga, já não é apenas o “outsider”, e o seu núcleo duro, capitaneado por Tiago Brito. Gostei do desempenho do reforço Villan Sousa na pré-época. Pode ser um dos jogadores em destaque na liga. No entanto, a grande baixa nos guerreiros do Minho é a lesão e ausência prolongada do pivô Willian Carioca. Na minha análise, foi um duro golpe naquilo que seria uma das várias ideias de jogo que o treinador bracarense iria potencializar na temporada. Podemos esperar equipas agressivas e intensas. Pressão alta. Ações do guarda-redes aberto/subido na construção, de forma a desbloquear a densidade pressionante que provavelmente o jogo apresentará.

A 1ª jornada da Liga Placard 2025/26 é muito mais do que o arranque de uma temporada. É o renascer de sonhos, a afirmação de projetos e o palco onde a paixão pelo futsal se transforma em espetáculo. Cada jogo será uma história, cada golo um grito de alma, cada vitória uma explosão de emoções.

O futsal português é feito de coragem, sacrifício e amor pela camisola. Este campeonato promete ser uma viagem inesquecível, onde gigantes procuram reafirmar-se e novos heróis estão prontos para nascer.

E quando a bola rolar… não será apenas futsal. Será coração, será intensidade, será vida.

Viva o futsal!


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade