Portugal derrota Itália (4-3) e marca reencontro com Espanha na final do Europeu feminino de hóquei em patins



A Seleção Nacional de hóquei em patins feminino garantiu esta sexta-feira a presença na final do Campeonato da Europa, ao vencer a Itália por 4-3, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo (Paredes). Num jogo equilibrado e de grandes emoções, Marlene Sousa brilhou com um hat-trick, sendo decisiva na vitória que coloca Portugal frente a Espanha na luta pelo título.

Jogo de nervos até ao fim

A entrada de Portugal foi marcada pelo nervosismo e pela eficácia italiana, que cedo se adiantou por Emma Cazzola (9’) e Rebecca Taccardi (10’). Mas a resposta lusa chegou de imediato, com dois golos de Marlene Sousa no mesmo minuto (11’), que devolveram a igualdade antes do intervalo (2-2).

Na segunda parte, Matilde Ghirardello (36’) voltou a colocar a Itália na frente, mas Raquel Santos (38’) restabeleceu o empate, antes de Marlene Sousa assinar o terceiro golo pessoal (46’), fixando o resultado final em 4-3.

Reações

No final, o selecionador Ricardo Barreiros reconheceu as dificuldades:

“Foi um jogo diferente do que esperava. A Itália esteve diferente do que fez no primeiro jogo, mas nós podíamos também ter jogado de forma mais simples. Creio que a parte emocional se sobrepôs à razão e complicámos em alguns momentos. Mas a vitória era o objetivo e isso foi conseguido.”

A heroína da noite, Marlene Sousa, destacou a resiliência da equipa:

“Sabíamos que ia ser um jogo mais difícil do que na fase de grupos. A Itália fecha-se muito bem atrás e sai em contra-ataque, mas conseguimos reagir e atingir o grande objetivo que era chegar à final.”

Do lado italiano, o treinador Valerio Antezza elogiou as suas jogadoras:

“Fizemos o melhor jogo deste Campeonato da Europa, contra uma grande seleção de Portugal. As minhas jogadoras foram exemplares, muito fortes defensivamente. Apesar da desilusão, vamos recuperar para disputar o 3.º e 4.º lugar.”

A final

Com este triunfo, Portugal garante presença na final do Europeu Feminino de hóquei em patins, que se disputa este sábado, em Paredes, frente à rival Espanha, que bateu a França na outra meia-final.

Uma final ibérica que promete casa cheia e um ambiente fervoroso, na luta pelo título continental.

foto - FPP


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade