Portugal derrota Itália (4-3) e marca reencontro com Espanha na final do Europeu feminino de hóquei em patins

A Seleção Nacional de hóquei em patins feminino garantiu esta sexta-feira a presença na final do Campeonato da Europa, ao vencer a Itália por 4-3, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo (Paredes). Num jogo equilibrado e de grandes emoções, Marlene Sousa brilhou com um hat-trick, sendo decisiva na vitória que coloca Portugal frente a Espanha na luta pelo título.
Jogo de nervos até ao fim
A entrada de Portugal foi marcada pelo nervosismo e pela eficácia italiana, que cedo se adiantou por Emma Cazzola (9’) e Rebecca Taccardi (10’). Mas a resposta lusa chegou de imediato, com dois golos de Marlene Sousa no mesmo minuto (11’), que devolveram a igualdade antes do intervalo (2-2).
Na segunda parte, Matilde Ghirardello (36’) voltou a colocar a Itália na frente, mas Raquel Santos (38’) restabeleceu o empate, antes de Marlene Sousa assinar o terceiro golo pessoal (46’), fixando o resultado final em 4-3.
Reações
No final, o selecionador Ricardo Barreiros reconheceu as dificuldades:
“Foi um jogo diferente do que esperava. A Itália esteve diferente do que fez no primeiro jogo, mas nós podíamos também ter jogado de forma mais simples. Creio que a parte emocional se sobrepôs à razão e complicámos em alguns momentos. Mas a vitória era o objetivo e isso foi conseguido.”
A heroína da noite, Marlene Sousa, destacou a resiliência da equipa:
“Sabíamos que ia ser um jogo mais difícil do que na fase de grupos. A Itália fecha-se muito bem atrás e sai em contra-ataque, mas conseguimos reagir e atingir o grande objetivo que era chegar à final.”
Do lado italiano, o treinador Valerio Antezza elogiou as suas jogadoras:
“Fizemos o melhor jogo deste Campeonato da Europa, contra uma grande seleção de Portugal. As minhas jogadoras foram exemplares, muito fortes defensivamente. Apesar da desilusão, vamos recuperar para disputar o 3.º e 4.º lugar.”
A final
Com este triunfo, Portugal garante presença na final do Europeu Feminino de hóquei em patins, que se disputa este sábado, em Paredes, frente à rival Espanha, que bateu a França na outra meia-final.
Uma final ibérica que promete casa cheia e um ambiente fervoroso, na luta pelo título continental.
foto - FPP