Diogo Sousa: “A Itália é uma das melhores equipas, mas acredito que vamos entrar a ganhar”

A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 prossegue esta quinta-feira, em Chisinau, a preparação para o Campeonato da Europa da categoria, que arranca no próximo domingo.
Antes da primeira sessão de treino em solo moldavo, Diogo Sousa, internacional português de 17 anos que representa o Caxinas, partilhou as suas expectativas para a estreia frente à Itália.
“A Itália é uma das melhores equipas deste torneio. Temos de ser rigorosos e não podemos estar desligados no jogo, porque eles têm argumentos para nos causar dificuldades”, alertou o jovem fixo/ala, que apesar da prudência, mostrou plena confiança no grupo: “Acho que vamos ser superiores, se estivermos todos a remar para o mesmo lado”.
O atleta recordou a longa preparação que Portugal vem realizando desde 25 de agosto: “Estivemos tanto tempo a preparar-nos. Sinto que estamos unidos e mais do que preparados para conseguirmos alcançar o nosso objetivo”.
Para Diogo Sousa, este Europeu tem também o peso da herança da geração anterior: “O grupo de 2023 elevou muito a escala e nós queremos dar continuidade ao trabalho deles e à nossa história. Queremos manter o futsal português ao mais alto nível”.
Disputar uma fase final da competição é, para o jovem, a concretização de um sonho: “Sinto-me realizado, é mesmo um sonho estar aqui. Sempre pensámos nisto na nossa formação e finalmente chegamos à festa, como diz o mister”.
Filho do antigo futebolista Hélder Sousa, que representou clubes como SC Braga, Trofense e Vizela, Diogo explicou como se apaixonou pelo futsal: “Comecei por jogar futebol num campo ao lado de casa, nas escolinhas do Fábio Coentrão, e depois levaram-me para o futsal. Experimentei, gostei, e a partir daí nunca mais saí do Caxinas”.
Questionado sobre o facto de o clube vila-condense ter dois atletas convocados para o Europeu, o jovem não escondeu o orgulho: “Toda a gente reconhece o Caxinas como fábrica de talentos e a verdade é que o clube consegue conduzir muitos atletas ao mais alto patamar. É, sem dúvida, uma das maiores escolas de futsal do país”.
Portugal estreia-se no Grupo A já este domingo, às 20h30 locais (18h30 em Lisboa), diante da Itália, seguindo-se os duelos com a Ucrânia (29 de setembro) e a anfitriã Moldávia (1 de outubro).
No Grupo B, marcam presença a Eslovénia, a bicampeã Espanha (2019 e 2022), a Turquia e a República Checa. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as meias-finais, marcadas para 3 de outubro, enquanto a final se disputa no dia 5 de outubro.