Diogo Sousa: “A Itália é uma das melhores equipas, mas acredito que vamos entrar a ganhar”



A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 prossegue esta quinta-feira, em Chisinau, a preparação para o Campeonato da Europa da categoria, que arranca no próximo domingo.

Antes da primeira sessão de treino em solo moldavo, Diogo Sousa, internacional português de 17 anos que representa o Caxinas, partilhou as suas expectativas para a estreia frente à Itália.

“A Itália é uma das melhores equipas deste torneio. Temos de ser rigorosos e não podemos estar desligados no jogo, porque eles têm argumentos para nos causar dificuldades”, alertou o jovem fixo/ala, que apesar da prudência, mostrou plena confiança no grupo: “Acho que vamos ser superiores, se estivermos todos a remar para o mesmo lado”.

O atleta recordou a longa preparação que Portugal vem realizando desde 25 de agosto: “Estivemos tanto tempo a preparar-nos. Sinto que estamos unidos e mais do que preparados para conseguirmos alcançar o nosso objetivo”.

Para Diogo Sousa, este Europeu tem também o peso da herança da geração anterior: “O grupo de 2023 elevou muito a escala e nós queremos dar continuidade ao trabalho deles e à nossa história. Queremos manter o futsal português ao mais alto nível”.

Disputar uma fase final da competição é, para o jovem, a concretização de um sonho: “Sinto-me realizado, é mesmo um sonho estar aqui. Sempre pensámos nisto na nossa formação e finalmente chegamos à festa, como diz o mister”.

Filho do antigo futebolista Hélder Sousa, que representou clubes como SC Braga, Trofense e Vizela, Diogo explicou como se apaixonou pelo futsal: “Comecei por jogar futebol num campo ao lado de casa, nas escolinhas do Fábio Coentrão, e depois levaram-me para o futsal. Experimentei, gostei, e a partir daí nunca mais saí do Caxinas”.

Questionado sobre o facto de o clube vila-condense ter dois atletas convocados para o Europeu, o jovem não escondeu o orgulho: “Toda a gente reconhece o Caxinas como fábrica de talentos e a verdade é que o clube consegue conduzir muitos atletas ao mais alto patamar. É, sem dúvida, uma das maiores escolas de futsal do país”.

Portugal estreia-se no Grupo A já este domingo, às 20h30 locais (18h30 em Lisboa), diante da Itália, seguindo-se os duelos com a Ucrânia (29 de setembro) e a anfitriã Moldávia (1 de outubro).

No Grupo B, marcam presença a Eslovénia, a bicampeã Espanha (2019 e 2022), a Turquia e a República Checa. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as meias-finais, marcadas para 3 de outubro, enquanto a final se disputa no dia 5 de outubro.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade