Afonso Jesus: “Temos de ser mais concentrados e fiéis ao nosso processo”

A Seleção Nacional de Futsal continua a preparação para o Campeonato da Europa e voltou a treinar em Riga, onde defrontará novamente a Letónia, esta terça-feira, depois da vitória no primeiro jogo por 3-1. A formação portuguesa realizou esta segunda-feira uma sessão de recuperação e análise de vídeo durante a manhã e um treino técnico à tarde, no mesmo recinto onde decorrerá o segundo encontro, o Team Sports Multifunctional Hall.
Antes do treino, Afonso Jesus analisou o primeiro jogo e apontou alguns aspetos a melhorar. O fixo e ala do Benfica reconheceu que, apesar da vitória, a equipa portuguesa tem margem para crescer e corrigir pequenos detalhes que podem ser decisivos numa competição como o Europeu. “Temos de ter mais concentração e mais foco nas nossas ideias e no nosso processo. Estamos a preparar-nos para um Campeonato da Europa, onde tudo conta e onde todos os detalhes fazem a diferença. No primeiro jogo pecámos em algumas coisas simples e a ideia é melhorar para o encontro desta terça-feira”, afirmou.
Afonso destacou também que, quando a equipa se mantém ligada ao plano de jogo, o rendimento coletivo sobe naturalmente. “Quando estamos focados, aquilo que de melhor temos acaba por sobressair. Isso foi visível em alguns momentos do jogo, mas o que nós queremos é que isso aconteça de forma mais consistente e durante mais tempo. É isso que temos de corrigir para o segundo jogo”, acrescentou.
Com 74 internacionalizações pela seleção principal, o jogador português sublinhou ainda a qualidade do adversário, elogiando o espírito de união e a entrega da Letónia. “É uma equipa muito competitiva. Pode não ter grandes destaques individuais, mas é uma seleção que se une e que faz do coletivo a sua grande qualidade. Através da intensidade e da agressividade que metem nos duelos podem causar problemas. Temos de elevar os nossos níveis também neste aspeto”, referiu o internacional luso.
Para Afonso Jesus, esta experiência em Riga tem também um valor simbólico, por se tratar de um dos países que acolherá o próximo Campeonato da Europa, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. “Já se sente o ambiente de Europeu. Estamos em Riga, uma das cidades que vai acolher a prova, e é sempre benéfico conhecer alguns dos espaços que poderemos encontrar”, concluiu o jogador.
Portugal volta a entrar em campo esta terça-feira, às 19h00 locais (menos duas horas em Portugal Continental), naquele que será o segundo e último jogo de preparação frente à Letónia, um adversário físico e determinado que volta a testar a consistência e o foco da equipa das Quinas.