Regresso em alta voltagem: Antevisão de António Aires da Jornada 6 da Liga Placard
Regresso da Liga após pausa para as seleções
Após uma breve paragem para os compromissos da seleção, o Campeonato Português de Futsal está de regresso este fim-de-semana, trazendo duelos de grande interesse.
O Benfica visita o Fundão para defender a liderança, o Sporting recebe o Quinta dos Lombos e o Leões de Porto Salvo, que partilha o topo com o Benfica, defronta o Torreense.
A jornada conta ainda com o dérbi entre Famalicão e Braga, prometendo muita intensidade na luta pelos primeiros lugares.
ADCR Caxinas Poça Barca vs Ferreira do Zêzere
O jogo entre o Caxinas e o Ferreira do Zêzere coloca frente a frente o nono e o quarto classificado.
Ambas as equipas desejam somar pontos.
O Caxinas, procura retomar o caminho das vitórias e, a jogar em casa, quer recuperar depois da derrota no dérbi frente ao Rio Ave.
Destaca-se Martim Dorda, com 3 golos, como uma das principais mais-valias da equipa.
O conjunto ferreirense tem sido uma das agradáveis surpresas da época.
A equipa está motivada, vem de uma vitória e continua a efectuar uma caminhada que a coloca na parte cimeira da tabela classificativa.
Destaque para o seu poder ofensivo com 18 golos marcados, com Rui Fortes e Jô com 4 golos cada um.
Será um duelo em que cada detalhe pode definir o vencedor.
AD Fundão vs SL Benfica
Na linda região da Beira Interior, o Fundão recebe o Benfica.
Um confronto com história no futsal português. Um duelo que promete grande intensidade.
É verdade que a equipa orientada por Nuno Couto tenta encontrar pela primeira vez o caminho para a vitória no presente campeonato.
É grande a urgência de somar pontos.
A tarefa diante das águias antevê-se hercúlea. Ofensivamente, os serranos estão com dificuldade de encontrar o caminho da baliza.
Detêm o ataque menos produtivo da prova, com apenas 4 golos marcados nesta temporada.
Por outro lado, o Benfica, liderado por Cassiano Klein, chega moralizado após a vitória por 4-2 sobre o Sporting na jornada anterior.
A equipa encarnada está em alta “rotatividade”. Destaca-se pelo seu poderoso ataque, com 23 golos marcados, tendo Higor Souza como o melhor marcador, com 6 golos, e Artur a municiar os finalizadores da sua equipa, pois lidera em assistências o “ranking” na presente liga.
Constata-se grande versatilidade no 3:1 e 4:0, que parece começar a ganhar mais consistência e automatização.
Fluidez nos movimentos dos jogadores. Cada um começa a interiorizar qual o espaço para onde se movimentar e ocupar, com e sem bola.
Outro item é o sucesso registado nos esquemas táticos, que começam a ter peso na hora de acrescentar mais golos ao placard.
Com este panorama, o Benfica chega como favorito, mas o Fundão vai tentar contrariar e surpreender, aproveitando o fator casa.
Sporting CP vs Quinta dos Lombos
Os leões orientados por Nuno Dias chegam a esta jornada ocupando o terceiro lugar da tabela classificativa, com um saldo de 26 golos marcados e 10 sofridos.
Apesar da derrota diante da águia, continuam a ser uma equipa temível, que em nada belisca a qualidade e a identidade do Sporting.
O jogo diante do eterno rival foi equilibrado.
Os leões têm jogado sem pivôs de referência, com Rocha a ser o único disponível, já que Allan e Zicky Té continuam ausentes por lesão.
Como Filipe Valério, internacional brasileiro, também ausente, aportará imensa qualidade ao jogo do rei da selva.
Mesmo com estas baixas, o Sporting tem sabido reinventar-se, alternando sistemas e explorando a mobilidade dos alas para criar desequilíbrios.
Veremos se Taynam, que saiu lesionado na última partida, é opção para este jogo.
Por sua vez, a Quinta dos Lombos está a ter um campeonato abaixo das expectativas, ocupando o antepenúltimo lugar da classificação, com apenas 3 pontos.
A equipa apresenta a defesa mais batida da prova, tendo sofrido 27 golos.
Creio que se vai apresentar com ambição e dimensão competitiva para alimentar o sonho de somar pontos.
Leões Porto Salvo vs Torreense
Os Leões de Porto Salvo, que lideram o campeonato, atravessam um bom momento.
A jogar diante dos seus adeptos, procuram dar continuidade ao futsal apoiado, intenso e ofensivo que caracteriza a equipa, fazendo do conjunto de Cláudio Moreira um sério candidato à fase das decisões.
Este é um dos jogos mais interessantes da jornada.
Os Leões têm o melhor ataque da prova (27 golos) e a segunda defesa menos batida (8 golos sofridos).
Os jogadores-chave continuam a ser fundamentais para o momento atual que a equipa vive.
Apesar de o grupo, no seu conjunto, ser a maior valia, Anderson Fortes e Ruan Silvestre ganham preponderância — este último é o melhor marcador da equipa e do campeonato, com 7 golos.
Do lado do Torreense, Cláudio Martins chefia uma equipa que encara qualquer adversário olhos nos olhos.
Mostra-se competitiva e capaz de criar dificuldades, especialmente quando encontra espaço para as suas rápidas transições ofensivas.
A equipa conta com Nicolas, Romada, Tintim, Célio Coque e Nuno Miranda, entre outros jogadores com argumentos para surpreender qualquer adversário.
É, portanto, um verdadeiro duelo entre os “Cláudios”, onde só um sairá a sorrir — o que fizer a melhor “claudiografia tática” do jogo!
Eléctrico FC vs Rio Ave FC
O Eléctrico, penúltimo classificado com zero pontos, vive um momento complicado e este jogo é de extrema importância.
A equipa conta com Luca Mestre, Alê Teixeira, Telmo Sousa, Henrique Vicente e Simi Saiotti, que têm agora a missão de finalmente conquistar pontos e devolver a esperança às gentes de Ponte de Sor.
A equipa alentejana tem sentido dificuldades na finalização e na consistência defensiva, aspetos que têm pesado nos resultados.
Contudo, diante do Braga, onde perderam pela margem mínima, evidenciaram melhorias significativas.
Do outro lado, o Rio Ave, moralizado pela vitória no dérbi frente ao Caxinas, está em lugares de playoff.
Destaca-se o pivô internacional Rúben Gois e o núcleo duro composto por Serginho, Cigano, Peixinho e Tiago Cruz, que são essenciais no sucesso da equipa, coadjuvados pelos restantes jogadores que lutam para manter o clube entre a elite.
Um duelo que promete intensidade, equilíbrio e emoção até ao apito final.
FC Famalicão vs SC Braga
O dérbi do Minho promete emoções fortes, com o Famalicão de Kitó Ferreira a receber o SC Braga de Joel Rocha — duas velhas raposas da táctica.
O Famalicão, equipa combativa e organizada, quer tirar partido do fator casa para superar o rival, apesar dos jogos como visitado apresentarem um défice de sucesso.
O Braga, com ambições claras, procura manter a consistência e reduzir a diferença para o topo.
Nos guerreiros arsenalistas, destaca-se o jovem pivô Luís Fernandes, melhor marcador da equipa com 3 golos, que tem aproveitado a ausência de William Carioca (lesão) para se afirmar.
Entre os mais experientes, Mamadú Touré continua a espalhar a sua magia, sendo peça-chave nas ações ofensivas — tal como foi no Caxinas e diante do Eléctrico.
Pelo lado do Famalicão, o destaque vai para Douglas Risi, goleador e referência ofensiva, bem como para Amílcar, que tem sido determinante nas ações de ataque.
Um jogo que promete emoção, rivalidade e intensidade — um dérbi minhoto à altura da tradição!
Uma jornada vibrante de futsal português
Todos os jogos da jornada mostram que o futsal português está vibrante, com cada equipa a dar tudo para conquistar os seus objetivos.
Vamos ter uma jornada em que se celebra o talento, a paixão e a competitividade que fazem do futsal um espetáculo único.
Na semana em que ficou definido o caminho de Portugal rumo à defesa do título europeu, o sorteio ditou que a Seleção Nacional integra o Grupo D com Itália, Polónia e Hungria.
Recorde-se ainda que Sporting e Benfica se preparam para representar Portugal na UEFA Futsal Champions League, cuja caminhada europeia começa já na próxima semana.
Viva o futsal!