Luís Conceição: “O grande objetivo é chegar às medalhas”



Selecionador Nacional confiante e realista no Media Open Day que antecede o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

No Media Open Day realizado esta sexta-feira, no FPF Arena Portugal, o Selecionador Nacional Luís Conceição partilhou com os jornalistas a ambição, o planeamento e a visão com que Portugal se prepara para fazer história no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que decorrerá entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas.

“O grande objetivo é chegar às medalhas”, reafirmou o técnico, sublinhando que a Seleção Nacional está pronta para competir ao mais alto nível num torneio inédito que colocará frente a frente as melhores seleções do mundo.

Integrada no Grupo C, com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia, a equipa portuguesa encara esta estreia com a confiança de quem tem evoluído de forma consistente nos últimos anos. Luís Conceição reconhece, contudo, que a tarefa será exigente:

“Sabemos que vai ser muito difícil, mas para os outros também será. Podemos ter uma palavrinha a dizer e vamos criar muitas dificuldades aos adversários.”

O Selecionador destacou a importância deste Mundial como uma oportunidade para o futsal feminino mostrar o seu valor e crescer globalmente:

“Vão estar seleções interessantes, com um bom nível, de forma a promover o futsal feminino. Nas Filipinas teremos a oportunidade de mostrar o valor de um grupo de atletas com qualidade e experiência.”

Questionado sobre os favoritos à conquista do título, Luís Conceição apontou Brasil e Espanha como as principais referências mundiais:

“O Brasil passou pelos torneios mundiais anteriores sem perder um jogo, e a Espanha, tricampeã europeia, é muito forte. Hoje as coisas estão bastante equilibradas entre Portugal e Espanha, e isso tem-nos ajudado a crescer.”

O técnico deixou também uma leitura sobre os restantes adversários: Japão, “uma seleção muito engraçada e organizada”; Tailândia, “em franca evolução”; Itália, “reforçada com talento brasileiro e capaz de criar dificuldades”; e Argentina, “entre as equipas mais fortes do torneio”.

Sobre a Tanzânia, rival de estreia no Mundial, Luís Conceição alertou para um estilo de jogo mais físico:

“A Tanzânia vai criar mais dificuldade, porque o jogo será mais aleatório, mais desorganizado. Vamos tentar aproveitar essas situações.”

Ao refletir sobre o processo de renovação da equipa, o Selecionador revelou a estratégia delineada após a final do Europeu de 2023:

“Depois da última final do Campeonato da Europa, olhámos para o futuro. Precisávamos renovar. Tínhamos muita gente acima dos 30 anos, e agora temos um misto de juventude com duas ou três atletas mais experientes. Esta geração tem muita qualidade e merecia a oportunidade de crescer connosco.”

Sem esquecer quem ajudou a construir o caminho até este momento, Luís Conceição deixou uma palavra de respeito para as referências do futsal feminino português:

“A Inês [Fernandes], a Cátia [Morgado], a Sara [Ferreira], a Carla [Vanessa], a Pisko, que já deixou, e a própria Naty foram a imagem do nosso futsal feminino. Felizmente, algumas ainda estão connosco. Isto partiu de uma base, e agora é o momento de continuar a escrever história.”

Com serenidade e convicção, o Selecionador Nacional fechou o encontro com uma mensagem clara: Portugal vai às Filipinas para competir, acreditar e lutar por um lugar entre as melhores.

foto - fpt.pt


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade