De duas lesões à Seleção Nacional: Raquel Santos vive o sonho do Mundial



Ala do SL Benfica é exemplo de superação e sonha com as medalhas no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

A história de Raquel Santos confunde-se com a essência do desporto: resiliência, superação e amor pelo jogo. Prestes a disputar o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas, a partir de 21 de novembro, a ala do SL Benfica, de 27 anos, chega ao torneio com o sentimento de quem venceu batalhas dentro e fora da quadra.

“É uma dupla recompensa estar aqui no primeiro Mundial com elas, com estas pessoas de quem tanto gosto. É um orgulho e um prazer enorme estar aqui”, afirmou, com emoção, a internacional portuguesa, que regressa ao mais alto nível depois de superar duas graves lesões nos joelhos.

Em quatro anos marcados por longas paragens e reabilitações exigentes, Raquel descobriu uma nova força interior.

“Comecei a duvidar muito de mim própria, mas, felizmente, tudo passa. Estar aqui é um orgulho e tenho mesmo de sentir isto como nunca: primeiro Mundial não é para toda a gente. Tenho de estar feliz e aproveitar tudo o que temos passado e vamos passar ainda.”

Entre o sofrimento e a esperança, a jogadora traçou objetivos diários — recuperar, reerguer-se e voltar a estar bem, física e psicologicamente. Hoje, vê o Mundial como a consequência natural de todo o esforço.

“Recuperar, voltar a erguer-me, a estar bem, física e psicologicamente eram as metas, e o Campeonato do Mundo seria uma consequência desse trabalho.”

De volta à Seleção Nacional e incluída na lista final de Luís Conceição, Raquel define o sonho com clareza: as medalhas.

“Quando estamos a representar Portugal, temos sempre esse sonho. É uma responsabilidade enorme, temos noção disso, mas temos estado a trabalhar para isso.”

Com a equipa “supercoesa e pronta para aquilo que aí vem”, Portugal encara o torneio com ambição e confiança.

“Nenhuma equipa vai ser fácil de ultrapassar. São equipas novas também para nós, mas estamos a estudá-las. Neste momento, focamo-nos em nós, no que temos de fazer, mas vamos para ganhar. Estamos muito confiantes, muito felizes por estar aqui, e vamos dar tudo.”

A preparação da Seleção Nacional A Feminina de Futsal prossegue no FPF Arena Portugal, onde esta quarta-feira a equipa realizou duas sessões de treino. O momento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, que deixou uma mensagem de confiança ao grupo orientado por Luís Conceição, que segue amanhã para as Filipinas.


As 15 convocadas de Portugal para o Mundial das Filipinas

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica), Maria Odete Rocha (GCR Nun’Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo/Ala: Ana Azevedo (GCR Nun’Álvares), Ana Catarina Ribeiro “Kika” (Leões Porto Salvo), Ana Sofia Gonçalves “Fifó” (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva “Kaká” (GCR Nun’Álvares), Maria Pereira (SL Benfica), Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun’Álvares)

* Não está inscrita.

foto - fpf.pt


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade