Luís Conceição destaca importância do último teste antes do Mundial: “Era importante competir”
Selecionador nacional analisa vitória por 3-2 sobre a Colômbia nas Filipinas
A Seleção Nacional A Feminina de Futsal encerrou esta segunda-feira a preparação para o 1.º Campeonato do Mundo Feminino de Futsal com uma vitória por 3-2 frente à Colômbia, em Manila. No final da partida, o selecionador Luís Conceição sublinhou o valor competitivo do encontro e a necessidade de testar a equipa já em contexto filipino, após uma longa viagem e um dia sem treino.
“Era importante competir, agora que estamos mais próximos do início do Mundial. Termos este jogo já nas Filipinas, depois da viagem e de ontem não termos conseguido treinar, foi muito positivo. Voltar a jogar foi bom, frente a um adversário que nos criou imensas dificuldades”, afirmou o técnico.
“Há coisas positivas e outras a melhorar”
Para Luís Conceição, o encontro foi particularmente relevante devido ao contexto e às características da Colômbia, terceira classificada do ranking FIFA.
“O contexto tornou este desafio extremamente importante. Há coisas positivas, outras a melhorar, mas os jogos servem exatamente para isso: preparar-nos para o que aí vem. A partir de domingo é que começa o mais importante”, reforçou.
O selecionador destacou ainda o arranque forte da equipa portuguesa, mas reconheceu erros que permitiram à Colômbia manter o jogo equilibrado.
“Entrámos bem, confiantes, a fazer as coisas direitinhas. Acabámos por oferecer praticamente os dois golos, frente a um adversário intenso, muito competitivo, com um jogo mais físico. Elas levaram o jogo para a dimensão que queriam, mas na parte final, estrategicamente, acabámos por ganhar e isso foi um ensaio positivo.”
Minutos para todas e revisão final de processos
Luís Conceição revelou que um dos objetivos principais era garantir competitividade interna, gestão física e revisão dos comportamentos táticos trabalhados durante as últimas semanas.
“Aproveitar para dar muitos minutos a todas era um dos objetivos. Equilibrar o tempo de jogo e rever tudo o que temos trabalhado. Tentámos passar por todos os conteúdos para, no domingo, estarmos preparados para iniciar a competição, contra um adversário com características diferentes.”