Inês Matos aponta à meia-final: “Coragem, união e trabalho consistente vão levar-nos longe”
A Seleção Nacional A Feminina de Futsal enfrenta amanhã a Itália nos quartos-de-final do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas, com a convicção plena de que a identidade construída ao longo dos últimos meses será decisiva para continuar a fazer história. A garantia foi dada por Inês Matos, fixo do SL Benfica, que destacou a “coragem”, a “união” e o “trabalho consistente” como pilares para ultrapassar mais um obstáculo no caminho das meias-finais. O encontro está marcado para as 10h00 (hora de Lisboa), com transmissão na RTP2, em diferido no Canal 11 e online na plataforma FIFA+.
Para Inês Matos, a força do coletivo português será determinante diante de uma seleção italiana que Portugal conhece bem desde o apuramento para este Mundial. “A Itália é um adversário muito difícil, sabemos bem das características delas, mas temos vindo cada vez mais a vincar a nossa identidade coletiva, a nossa coragem e a nossa união. O trabalho consistente tenho a certeza de que nos vai levar a um jogo muito positivo”, afirmou.
Confrontada com a robustez física das transalpinas, Inês Matos mostrou plena confiança na preparação portuguesa. “Fisicamente, estamos preparadas. Sabemos que é uma equipa que aposta muito no físico, mas o nosso trabalho consistente leva a grandes frutos, principalmente no desporto coletivo, e é nisso que vamos apostar.”
Portugal chega a esta fase com um percurso irrepreensível: três vitórias em três jogos, liderança do Grupo C, 23 golos marcados e apenas um sofrido. “Durante a fase de grupos estabelecemos prioridades e objetivos; conseguimos cumpri-los e responder ao que se pedia”, sublinhou Inês Matos. “Agora é passo a passo. Estamos totalmente focadas no jogo contra a Itália, em dar o nosso melhor e sair de lá vitoriosas.”
A jogadora portuguesa recordou ainda o título mundial universitário que conquistou, mas realçou a dimensão única deste evento. “São experiências completamente diferentes. Atingimos um ponto de maturidade distinto e este é o grande evento que o futsal feminino tanto queria. Tanta gente lutou por isto, tanta gente que não está aqui. Somos privilegiadas por dar a cara por todas essas pessoas”, afirmou. “Está a ser uma experiência única. A equipa está a aproveitar muito bem o momento e está focada no que realmente importa: o trabalho e o objetivo final.”
foto - GettyImages