Luís Conceição reforça orgulho nas vice-campeãs do mundo e aponta já ao Europeu 2027
De regresso a Portugal após a campanha histórica nas Filipinas, Luís Conceição voltou a sublinhar o enorme orgulho que sente na Seleção Nacional Feminina de Futsal, recém-consagrada vice-campeã mundial na primeira edição do Campeonato do Mundo. Depois de ouvir Pedro Proença elogiar publicamente o trabalho da equipa técnica e das jogadoras, o Selecionador Nacional reiterou a satisfação pelo percurso e pelo nível competitivo atingido.
“Estamos extremamente orgulhosos e fomos enaltecendo isso mesmo ao longo desta campanha. Orgulhosos, sobretudo, pelo compromisso. Estivemos cinco semanas juntos a trabalhar e a preparar esta competição, de forma muito dura. Vivemos só para nós, como se fôssemos uma família. Com muito rigor”, destacou.
Luís Conceição recuperou ainda uma frase marcante do Presidente da FPF, Pedro Proença, que se tornou espécie de lema interno:
“As palavras do presidente são a nossa bandeira: habituem-se! É nas grandes competições que queremos estar.”
Foco imediato: apuramento para o Europeu de 2027
Sem perder tempo, o Selecionador Nacional garantiu que já está a preparar o próximo objetivo:
“O próximo passo é começar a pensar já no apuramento para o Europeu de 2027. Esse será o nosso foco. Queremos qualificar-nos e lutar por esse título.”
Final do Mundial: respeito pelo Brasil, ambição renovada
Recordando a final perdida diante do poderoso Brasil (0-3), Luís Conceição foi claro ao reconhecer o mérito das campeãs mundiais, mas assegurou que o fosso competitivo é cada vez menor:
“Não é impossível vencer o Brasil, mas precisamos de fazer um jogo perfeito. Não podemos dar-lhes nada, não podemos cometer o mínimo erro. Neste jogo foram mais fortes. Parabéns ao Brasil. Mas as coisas estão mais equilibradas e acredito muito que possa vir a cair para o nosso lado num futuro próximo.”
Uma caminhada que encantou o Mundo
O Selecionador Nacional fez ainda questão de elogiar a dimensão da prestação portuguesa ao longo das cinco semanas de competição:
“Depois do percurso fantástico que fizemos, na fase de grupos e nos jogos a eliminar, costumamos dizer entre nós que atropelámos as outras equipas. A dimensão e a qualidade que apresentámos foi admirada por toda a gente. O futsal feminino encantou e mostrou ao Mundo a qualidade que temos.”