Tiago Brito aponta foco total à preparação antes do duplo teste com a Ucrânia
A Seleção Nacional de futsal realizou esta quarta-feira o último treino na FPF Arena Portugal antes da deslocação ao Algarve, onde prossegue o estágio de preparação com vista ao Campeonato da Europa de 2026. A Equipa das Quinas treinou durante a manhã e parte para Tavira às 15h30, local que vai receber os dois jogos de preparação frente à Ucrânia.
A formação orientada por Jorge Braz defronta a congénere ucraniana no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, esta sexta-feira e domingo, com ambos os encontros marcados para as 19h45, num duplo compromisso que assume particular importância no caminho para a fase final do Europeu.
Bilhetes disponíveis.
Antes do treino, Tiago Brito sublinhou que o grupo está totalmente concentrado no trabalho diário e na resposta que pretende dar após o último jogo. “A experiência dá-nos a perceção de que estamos numa fase de preparação e o foco é exatamente esse: estes dois jogos. Temos de dar uma resposta ao que foi o último encontro”, afirmou o ala.
Sobre o adversário, o internacional português alertou para o grau de exigência que a Ucrânia irá impor. “É uma seleção europeia muito forte, que nos vai obrigar a estar no máximo das nossas capacidades. Nestes dois jogos vamos passar por dificuldades semelhantes às que iremos encontrar no Campeonato da Europa. Serão dois excelentes momentos de preparação”, analisou.
Tiago Brito destacou ainda que o perfil da Ucrânia trará desafios distintos face a estágios anteriores. “Cada adversário coloca problemas diferentes. A Ucrânia vai obrigar-nos a respostas novas e a um nível muito próximo daquele que se vive nas decisões de um Europeu”, acrescentou.
Desafiado a projetar a fase final, o ala deixou clara a ambição do grupo. “A nossa fome e a vontade de voltar a escalar a montanha são enormes. Estamos a preparar-nos da melhor forma para chegar ao nosso melhor nível e lutar pela vitória”, garantiu.
A fechar, o jogador, que soma 148 internacionalizações pela Seleção A, deixou um apelo aos adeptos. “Gostava de convidar os portugueses a estarem em Tavira, tanto na sexta-feira como no domingo. O apoio sente-se muito dentro de campo. É importante jogar por todo o território e permitir que todos possam estar perto da Seleção”, concluiu.
Este estágio marca o regresso da Seleção Nacional a Tavira, onde não atua desde outubro de 2013, num jogo de preparação frente a Espanha que terminou empatado (1-1).
Portugal integrará o Grupo D do Campeonato da Europa de 2026, juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação da Equipa das Quinas numa fase final do Europeu, competição da qual é bicampeã em título (2018 e 2022). A fase final disputa-se entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
No histórico entre Portugal e Ucrânia regista-se equilíbrio: em 12 encontros, a Seleção Nacional soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. O último confronto teve lugar em agosto de 2024, em Viseu, na preparação para o Mundial do Uzbequistão. A Ucrânia foi terceira classificada no último Campeonato do Mundo e semifinalista na mais recente edição do Europeu.