De A a Z, o futsal português em 2025 Por Pedro Catita
De A a Z, 2025 foi um ano que disse muito sobre o futsal português.
Um ano de conquistas, pessoas, ideias, processos e momentos que ajudaram a consolidar Portugal como potência global da modalidade, dentro e fora da quadra. Entre títulos, despedidas, afirmações, formação, talento jovem e liderança técnica, o futsal escreveu mais um capítulo denso, exigente e profundamente humano.
Este ABC do futsal em 2025 não pretende ser exaustivo, nem definitivo. É um exercício de memória, identidade e reflexão, letra a letra, sobre aquilo que marcou o ano — o que fomos, o que somos e o que queremos continuar a ser.
Porque no futsal, pensar o jogo também faz parte do jogo.
A
Ana Catarina
Ana Catarina, 33 anos, fecha o ano com a medalha de prata e eleita — obviamente — a melhor guarda-redes do Mundial 2025. Seguindo a lógica, vai ser eleita a Melhor do Mundo em 2025 pelo FutsalPlanet, pela quinta vez (!), depois de 2018, 2020, 2021 e 2024. É “tão só”… candidata a melhor guarda-redes de sempre.
B
Braz, Jorge
O mister cinco estrelas, como pessoa e como treinador, celebrou 15 anos como Selecionador Nacional de Futsal no dia 14 de julho. Multicampeão e multivencedor, já liderou a Seleção das Quinas em mais de 100 jogos oficiais. Inspirador, influenciador, visionário — que venham mais 15, pelo menos. É o Coordenador Técnico de Futsal. Referência para José Luís Mendes, cirurgicamente ao seu lado nesta caminhada desde o primeiro dia.
C
Conceição, Luís
O treinador de 49 anos, natural de Martim Longo, no sotavento algarvio, selecionador desde 2014, personifica o histórico segundo lugar no Mundial das Filipinas, amparado na qualidade de toda a comitiva, e simboliza o caminho ascendente que tem sido realizado no futsal feminino nos últimos anos. Competição inesquecível do início ao fim. A primeira parte das meias-finais diante da Argentina ficará gravada para sempre, numa exibição a roçar a perfeição e que será compêndio para memória futura.
D
Dedicação
2025 trouxe mais gente dedicada ao futsal, tenho plena convicção. Atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, pais e familiares são cada vez mais, e assim esta Família faz e acontece. Faz e acontece. Faz e exige. Faz e é (auto)crítica. Faz e é positiva. A Família.
E
Europeu
Foi ano de qualificação para a fase final do Euro 2026. Bicampeão em título (2018 e 2022), invicto há quase 10 anos em Europeus, Portugal foi imperial no trajeto e garantiu o apuramento logo ao cabo de quatro das seis jornadas. Claro.
F
Formação
Os escalões de formação são uma bandeira do futsal português. A formação de treinadores também. Aumentando o número de unidades de treino semanais/mensais, incrementando o treino individual, qualificando ainda mais os treinadores, o caminho formativo será cada vez mais consistente e capaz, traduzindo-se numa base sólida de crescimento e desenvolvimento desportivos. O ano de 2025 deu sequência ao caminho; os próximos anos serão entusiasmantes e desafiantes.
G
Golo
O golo é o objetivo do jogo: marcar mais e sofrer menos. É um momento mágico para todos. Para quem joga, para quem treina, para quem vê, para todos.
Gooooooooooooooooooooooolo!
H
Humano
Foi, é e será sempre o principal. As pessoas, os valores, o ser e estar, o fazer, a paixão, a resiliência, a visão holística são obrigatórias no processo. “Se todos quisermos, o mundo será extraordinário”, Rui Nabeiro.
I
Interassociações
Os Torneios Interassociações, masculinos e femininos, continuam a ser as provas que, desde cedo, privilegiam a deteção e seleção de talentos pela estrutura técnica da FPF, destinadas às seleções distritais de todo o Portugal. Milhares de futsalistas, centenas de treinadores e staff a desfrutar de todas as virtudes da prática desportiva. Momentos de agregação, crescimento e desenvolvimento, festa rija, envolvimento entre todos, partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas, capacidade organizativa, memórias, presente e futuro. Um por todos e todos por um — em prol do futsal — fica bem vincado nestes torneios.
J
Jogar
Jogar, jogar, jogar, jogar. 2025 teve muito “bom jogar”. Ainda bem. Respeitar e honrar o jogar, nas múltiplas vertentes, tem de ser um farol diário. Porque (o) jogar é a mola de tudo.
K
Klein, Cassiano
O técnico brasileiro, de 43 anos, é o grande obreiro do título de Campeão Nacional obtido pelo Benfica, conquistado no quinto e decisivo jogo da emocionante final, a escassos dois minutos da buzina, em pleno Pavilhão João Rocha, culminando uma maratona iniciada em outubro e apenas definida no sprint final. Pisou Portugal pela primeira vez alguns meses antes e, passo a passo, Cassiano Klein foi construindo a identidade do jogar da equipa. Estudioso da modalidade, com uma filosofia baseada em alta intensidade, muita movimentação com e sem bola, trocas rápidas de passes e jogo coletivo que eleva o nível individual.
L
Léo Gugiel
Foi o melhor jogador da final e o melhor jogador do campeonato. Guarda-redes completo, seja nos postes seja no limite da área, e exímio a subir no campo para passar ou rematar.
M
Moldávia
Mais um país para ficar na nossa memória. Assistiu de cadeirinha a Portugal sagrar-se Bicampeão Europeu de Sub-19, com épico golo da vitória a 14 segundos da buzina. José Luís Mendes e os seus pupilos revelaram um jogar dinâmico, com mobilidade e circulação de bola e jogadores, posse com variabilidade dos sistemas 4x0 e 3x1, e esquemas táticos sempre perigosos. Defesa individual com muita pressão e trocas pontuais, agressiva e intensa, aliada a transições rápidas e objetivas. Rodrigo Monteiro foi eleito o MVP da prova e, a par de Renato Almeida e Tiago Rodrigues, integrou o Cinco Ideal.
N
Nun’Álvares
O clube de Fafe fez história em 2025 ao conquistar, a 10 de junho — Dia de Portugal —, pela primeira vez, o título de Campeão da Liga Feminina, derrotando na final o Santa Luzia. Em setembro, o Nun’Álvares, novamente comandado por Paulo Tavares, venceu também a Supertaça e fez assim o pleno de troféus nacionais. Nas outras competições femininas, o Benfica venceu a Taça da Liga, em fevereiro, e a Taça de Portugal, em março.
O
Organização
Dentro de campo e fora dele, somos a maior potência do mundo na organização. A todos os níveis. Um país à beira-mar plantado que é exemplo para todos no futsal.
P
Palma
O Palma fez história em Le Mans, França, em maio de 2025, ao tornar-se o primeiro clube a conquistar a Champions pela terceira vez consecutiva, curiosamente antes mesmo de conquistar qualquer troféu em Espanha. Está invencível na prova, facto notável, sempre sob o comando de Antonio Vadillo. Luan Muller, Carlos Barrón e Rivillos fizeram parte das três vitórias.
Q
Qualidade
A qualidade é decisiva. Foi mais um ano de qualidade. Tenhamos diariamente pelo menos mais 1% de qualidade: nas ações, nas relações, nos comportamentos, nas decisões. Porque a qualidade gera qualidade. Sempre.
R
Ricardinho
15 de agosto de 2025 foi o dia em que Ricardinho anunciou o fim da carreira profissional, aos 39 anos, numa cerimónia emotiva na Cidade do Futebol. O melhor futsalista de sempre, mágico sublime a fazer arte com a bola nos pés, eleito seis vezes Melhor do Mundo (2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018). Brilhante carreira. Brilhante.
S
Sporting
Vencedor da Taça da Liga, em fevereiro. Vencedor da Taça de Portugal, em março. Quarto classificado na Champions, em maio. Vice-campeão nacional, em junho. Vencedor da Supertaça, em setembro. Em novembro, Nuno Dias igualou o recorde de jogos na Champions: 80. Renovou até 2030. Mais um ano em cheio.
T
Tempo
2025 teve muito tempo útil. E também algum não útil, por vezes. Otimizar os muitos tempos do futsal à nossa disposição é obrigação coletiva.
U
União
Foi mais um ano de união. A união faz a força. Juntos somos mais fortes e mais capazes de alcançar objetivos e superar desafios, em colaboração e cooperação. Juntos vamos mais longe. Sempre.
V
(Ao) vivo
Ver futsal ao vivo — e desporto, na verdade — continua a ser único e especial. Sempre que possível, troquem e incentivem todos a trocar o sofá pela “almofadinha p’ra bola” e encham os pavilhões. Futsal com adeptos a vibrar é outra coisa.
W
Wisdom
Wisdom (sabedoria). A qualidade ou o estado de ser sábio e compreender, ajudar e aplicar o conhecimento da forma mais correta e justa. “Conhecimento é saber que o tomate é uma fruta; sabedoria é não o colocar numa salada de frutas”, Miles Kington. Em 2025, o futsal português continuou a revelar muita sabedoria.
X
Xadrez
O futsal, jogo de oposição, é xadrez em constante movimento e interação, com peças de características diferentes, em prol do objetivo. Dá ênfase à técnica, criatividade, improvisação e tenacidade. O futsal é xadrez jogado a alta velocidade.
Y
Youth
Youth (Juventude). É a base do presente e do futuro. Continuemos a tratar bem a juventude do futsal.
Z
Zona Técnica
No futsal, a zona técnica é muito mais do que o espaço delimitado no banco. O ano de 2025 foi forte na Zona Técnica.
Por Pedro Catita