“Estamos onde queremos estar”: Erick projeta Europeu e elogia união da Seleção



A Seleção Nacional de Futsal deu início, esta segunda-feira, à Operação Europeu. A Equipa das Quinas cumpriu um treino da parte da manhã e voltará a treinar pelas 18h00 na FPF Arena Portugal.

A formação orientada por Jorge Braz fará dois jogos de preparação com a Bósnia, a 16 e 18 de janeiro (Porto Salvo e FPF Arena Portugal) antes de partir para a Eslovénia (viagem a 21 de janeiro).

Antes do treino, Erick falou aos jornalistas e deu conta do excelente ambiente que se vive na Equipa das Quinas:
"O ambiente é perfeito, como sempre. Como já estamos habituados, este grupo é uma família. Vamos e voltámos e é quase como se nunca tivéssemos ido", assumiu.

Sobre as declarações de Jorge Braz, que considerou Erick "o melhor universal do Mundo", o internacional português diz que joga onde o mister quiser:
"Eu dou o que o mister Braz pedir, seja o que for. Tem um pouco a ver com a minha polivalência, e ele saber que me dedico e dou ao jogo dessa maneira. Não me foco muito no 'sou o melhor universal' ou não, até porque isso conta pouco. A equipa sabe que pode contar com a minha polivalência", garantiu.

Desafiado a olhar para o Europeu, Erick salienta o privilégio que é ser Portugal:
"Felizmente, a pressão e a responsabilidade aumentaram, assim como a qualidade da nossa equipa. Como dizem alguns companheiros, sentir pressão é um privilégio. É sinal que estamos a fazer as coisas bem e que estamos no patamar onde queremos estar. Obviamente não é a mesma coisa chegar a um Europeu como 'underdog' ou como favoritos. Nem sequer pensamos no estatuto de bicampeões. Como o Braz disse, a taça é nova e ainda não a temos. Vamos entrar para disputar o título como se fosse a primeira vez", disse.

Após destacar a importância dos jogos de preparação com a Bósnia, o universal lembra todos os estágios desde o início da temporada e mostra humildade ao olhar para o Euro:
"A preparação começou a 25 de agosto. Tudo foi preparado de forma detalhada. Acima de tudo, temos de ir jogo a jogo sem ter medo de saber e de dizer onde queremos chegar. Temos um grupo difícil, equipas muito competentes e temos de ir passo a passo", revelou.

A Equipa das Quinas estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos).

Portugal – que joga em Ljubljana (Eslovénia) – começa o Europeu a defrontar Itália, a 24 de janeiro (sábado), pelas 14h30 locais (menos uma em Portugal Continental). Segue-se a partida com a Hungria da 2.ª jornada do Grupo D, a 27 de janeiro, pelas 17h30 locais. Portugal termina a fase de grupos com a Polónia a 29 de janeiro, num encontro com início às 20h30 locais. Os jogos serão disputados na Arena Stozice.

Os quartos de final estão agendados para 31 de janeiro e 1 de fevereiro, as meias-finais para 4 de fevereiro, e a grande final para 7 de fevereiro.

foto - fpf.pt


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade