“Estamos onde queremos estar”: Erick projeta Europeu e elogia união da Seleção
A Seleção Nacional de Futsal deu início, esta segunda-feira, à Operação Europeu. A Equipa das Quinas cumpriu um treino da parte da manhã e voltará a treinar pelas 18h00 na FPF Arena Portugal.
A formação orientada por Jorge Braz fará dois jogos de preparação com a Bósnia, a 16 e 18 de janeiro (Porto Salvo e FPF Arena Portugal) antes de partir para a Eslovénia (viagem a 21 de janeiro).
Antes do treino, Erick falou aos jornalistas e deu conta do excelente ambiente que se vive na Equipa das Quinas:
"O ambiente é perfeito, como sempre. Como já estamos habituados, este grupo é uma família. Vamos e voltámos e é quase como se nunca tivéssemos ido", assumiu.
Sobre as declarações de Jorge Braz, que considerou Erick "o melhor universal do Mundo", o internacional português diz que joga onde o mister quiser:
"Eu dou o que o mister Braz pedir, seja o que for. Tem um pouco a ver com a minha polivalência, e ele saber que me dedico e dou ao jogo dessa maneira. Não me foco muito no 'sou o melhor universal' ou não, até porque isso conta pouco. A equipa sabe que pode contar com a minha polivalência", garantiu.
Desafiado a olhar para o Europeu, Erick salienta o privilégio que é ser Portugal:
"Felizmente, a pressão e a responsabilidade aumentaram, assim como a qualidade da nossa equipa. Como dizem alguns companheiros, sentir pressão é um privilégio. É sinal que estamos a fazer as coisas bem e que estamos no patamar onde queremos estar. Obviamente não é a mesma coisa chegar a um Europeu como 'underdog' ou como favoritos. Nem sequer pensamos no estatuto de bicampeões. Como o Braz disse, a taça é nova e ainda não a temos. Vamos entrar para disputar o título como se fosse a primeira vez", disse.
Após destacar a importância dos jogos de preparação com a Bósnia, o universal lembra todos os estágios desde o início da temporada e mostra humildade ao olhar para o Euro:
"A preparação começou a 25 de agosto. Tudo foi preparado de forma detalhada. Acima de tudo, temos de ir jogo a jogo sem ter medo de saber e de dizer onde queremos chegar. Temos um grupo difícil, equipas muito competentes e temos de ir passo a passo", revelou.
A Equipa das Quinas estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos).
Portugal – que joga em Ljubljana (Eslovénia) – começa o Europeu a defrontar Itália, a 24 de janeiro (sábado), pelas 14h30 locais (menos uma em Portugal Continental). Segue-se a partida com a Hungria da 2.ª jornada do Grupo D, a 27 de janeiro, pelas 17h30 locais. Portugal termina a fase de grupos com a Polónia a 29 de janeiro, num encontro com início às 20h30 locais. Os jogos serão disputados na Arena Stozice.
Os quartos de final estão agendados para 31 de janeiro e 1 de fevereiro, as meias-finais para 4 de fevereiro, e a grande final para 7 de fevereiro.
foto - fpf.pt