Luís Conceição e Janice Silva analisam novo triunfo sobre a Finlândia




A Seleção Nacional Feminina de Futsal fechou o estágio em Lamego com pleno de vitórias frente à Finlândia. Após o segundo triunfo consecutivo, Luís Conceição e Janice Silva — autora de dois golos no encontro desta quarta-feira — fizeram o balanço da prestação portuguesa.

O Selecionador Nacional destacou a importância do momento competitivo logo após o Mundial:

Luís Conceição:
«O importante era competir, logo a seguir ao Mundial. Fazer um estágio, estarmos juntos, reforçar o conceito de família, lembrar as coisas, competir com um adversário muito complicado. Foi muito importante. O balanço é positivo.»

O técnico sublinhou ainda a integração de algumas jogadoras e a gestão do grupo:

«Demos oportunidade à Jeka, que não estava connosco há algum tempo. Vem de lesão e pode ser um elemento importante no futuro. Pena a Kika ter-se lesionado… Trouxemos a Carol, mais um elemento jovem, com muita qualidade para nos ajudar. A Mariana Marques também não estava connosco há muito tempo e veio competir em jogos, que é sempre diferente. Ficámos satisfeitos.»

Sobre o jogo, Luís Conceição considerou que Portugal conseguiu maior controlo:

«Hoje conseguimos controlar mais o jogo e não o deixámos ficar tão instável. Acabámos por sofrer o golo do empate, na sequência de um canto a nosso favor, mas sentimos que o jogo esteve sempre mais equilibrado. Conseguimos ter mais bola e controlar o jogo com bola.»

O Selecionador reconheceu ainda a necessidade de melhorar a eficácia:

«Por norma, não somos uma seleção que faça muitos golos. Tivemos a exceção no Mundial e felizmente que nas grandes competições conseguimos fazer mais golos. Construímos muitos, chegamos muito a zonas de finalização, mas depois não conseguimos dilatar o resultado e terminamos os jogos a sofrer sem necessidade. Às vezes os resultados são um pouco enganadores, em relação ao que se passou nos jogos. É algo que temos de pensar, mas a verdade é que nas grandes competições, quando temos mais tempo para trabalhar com as jogadoras, conseguimos encontrar soluções.»

Já Janice Silva destacou a exigência do adversário e a reação do grupo:

Janice Silva:
«Foi um jogo difícil. Já sabíamos o que é que este adversário pretendia trazer para este jogo. O mister Luís deu-nos todos os feedbacks necessários, mas entrámos um pouco adormecidas na 2.ª parte e depois as capitãs foram reforçando que tínhamos de acreditar e dar o melhor até ao fim.»

A jogadora reforçou a confiança na qualidade da equipa:

«Sabemos que temos qualidade e acima de tudo temos de desfrutar dos jogos, dando o melhor para honrar a Seleção Nacional de Portugal.»

Janice deixou ainda uma palavra ao adversário e ao público de Lamego:

«A Finlândia tem vindo a crescer degrau a degrau. Precisamos que todas as seleções consigam evoluir para também podermos competir nos grandes palcos. Parabéns à Finlândia pelas boas prestações que tiveram e por nos terem criado dificuldades. Quero agradecer a Lamego e a estas pessoas que nos acolheram da melhor forma. Somos muito gratas: obrigada, de coração!»

Foto: FPF


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade