GD Árvore deixa fugir vantagem de dois golos e empata em Santa Luzia
O Santa Luzia FC empatou com o GD Árvore a 3-3, em encontro referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado a 21 de fevereiro de 2026, no Pavilhão Municipal José Natário, num jogo de alternâncias no marcador e decidido nos minutos finais após forte reação da equipa da casa.
O Santa Luzia inaugurou o marcador aos 14 minutos, num excelente contra-ataque. Maria Rodrigues recuperou no seu meio terreno, a bola passou por Ana Cláudia Gomes e Joana Leite, antes de Mariana Marques assistir novamente Ana Cláudia Gomes, que finalizou para o 1-0.
O GD Árvore respondeu já na segunda parte. Aos 24’, após erro de passe de Mariana Marques, Ana Frasco “Ritinha” recuperou e rematou de imediato; a bola desviou em Mariana Marques e sobrou para Ariane Maria da Silva, que à entrada da área fez o 1-1.
Dois minutos depois, aos 26’, reposição lateral no meio campo defensivo apontada por Nádia Santos, que dá em Katiane Sousa, esta coloca a bola alta bem colocada na área; perante hesitação entre Gleiskelly Ferreira e Viviana Lopes, Leonor Rodrigues aproveitou para completar a reviravolta: 1-2.
Aos 31 minutos, num lance de grande eficácia, Maria da Silva efetuou um lançamento longo de área a área. Gleiskelly Ferreira chegou atrasada ao lance aéreo com Ariane Maria da Silva, que conseguiu finalizar de cabeça para o 1-3, ampliando a vantagem visitante.
Em desvantagem por dois golos, o Santa Luzia assumiu riscos. A partir dos 32’, passou a utilizar Gleiskelly Ferreira como guarda-redes avançada, apostando no 5x4. A estratégia resultou aos 34 minutos, quando numa boa circulação ofensiva, Angélia Silva encontrou Viviana Lopes ao segundo poste para reduzir para 2-3.
O empate surgiu aos 36’, novamente em situação de 5x4. Mariana Marques colocou a bola em Angélia Silva, que tentou servir o segundo poste leiskelly Ferreira; o lance desviou em Nádia Santos e, num momento infeliz, Maria da Silva deixou a bola escapar por entre as mãos e por baixo das pernas, fixando o 3-3.
Foi um empate com leitura distinta para as duas equipas. O Santa Luzia FC mostrou capacidade de reação e coragem tática ao apostar no 5x4, conseguindo resgatar um ponto importante. Já o GD Árvore, que esteve a vencer por 3-1 e revelou eficácia nas transições e bolas longas, acabou penalizado por um erro individual na reta final.
A figura da partida foi Angélia Silva, determinante na dinamização do jogo em superioridade ofensiva e diretamente envolvida nos dois golos que permitiram ao Santa Luzia recuperar um resultado que parecia comprometido.