Rio Ave vence e Quinta dos Lombos desce após 11 anos na elite do futsal nacional
O CRC Quinta dos Lombos está despromovido à 2.ª Divisão, após derrota por 4-5 frente ao Rio Ave FC, num jogo carregado de emoção e que espelha bem a dureza da última jornada. Apesar da vitória do FC Famalicão frente ao Fundão, os lombenses não conseguiram fazer a sua parte e caem ao fim de 11 anos consecutivos na Liga Placard.
A primeira parte explica muito do que foi o desfecho final. O Rio Ave entrou mais eficaz e frio nos momentos de decisão, enquanto o Lombos foi perdulário.
Logo aos 7 minutos, Serginho abriu o marcador com um grande golo, após trabalho em zona de pivô e finalização potente para o 0-1. A resposta do Lombos surgiu em oportunidades claras, mas faltou eficácia: Júnior acertou no poste, num dos vários sinais de uma noite pouco feliz na finalização.
O Rio Ave aproveitou melhor os seus momentos. Aos 15 minutos, Dinis Ramos fez o 0-2, na sequência de um canto bem trabalhado. E já perto do intervalo, Francisco Silva ampliou para 0-3, culminando uma jogada coletiva.
Do outro lado, o Lombos somava três bolas aos postes na primeira parte, num retrato claro da falta de eficácia que viria a ser decisiva.
Na segunda parte, a equipa de Bruno Guimarães entrou determinada a mudar o rumo do jogo. Gonçalo Sobral reduziu para 1-3 aos 22 minutos, dando novo alento. Pouco depois, nova oportunidade flagrante… e mais uma bola à barra.
A pressão aumentava e Sobral voltou a marcar aos 28 minutos, num remate direto após livre, fazendo o 2-3 e relançando completamente a partida.
Mas, mais uma vez, o momento-chave caiu para o lado do Rio Ave. Serginho recuperou bola e assistiu para o 2-4, e pouco depois Dinis Ramos fez o 2-5 com um chapéu, colocando novamente uma margem confortável.
Nos minutos finais, o Lombos arriscou tudo com o 5x4, mostrando caráter até ao último segundo. Um desvio em Rúben Góis deu o 3-5 aos 36 minutos, e já perto do fim, Milton Dias fez o 4-5, deixando o jogo em aberto até ao último instante.
Mas já não houve tempo para mais.
Vitória do Rio Ave FC, mais eficaz e competente nos momentos-chave, frente a um Lombos que criou muito, mas falhou demasiado.
No fim, o resultado combinado com os restantes jogos dita a descida do CRC Quinta dos Lombos, encerrando um ciclo de 11 anos na elite do futsal português.
A figura do encontro foi Serginho, decisivo com golo e influência direta em vários momentos ofensivos, sendo peça-chave na vitória vilacondense.