Joel Rocha: «Queremos desafiar a lógica do futsal português»



O SC Braga prepara a temporada 2026/27 com Joel Rocha novamente no comando técnico, dando continuidade a um projeto que tem vindo a consolidar o clube entre as principais referências do futsal português.

Depois de várias alterações no plantel, os minhotos entram no novo ciclo com diferentes perfis, entre jogadores com experiência internacional e atletas com margem de crescimento, procurando aumentar a competitividade interna e acrescentar novas soluções ao modelo de jogo.

Em entrevista à Zona Técnica Futsal, Joel Rocha destacou a cultura de trabalho construída nas últimas temporadas, explicou o perfil procurado para o novo plantel e deixou clara a ambição para 2026/27: estar novamente próximo das decisões, mas com capacidade para as ganhar.

Zona Técnica Futsal — Depois de mais uma temporada ao comando do SC Braga, com que bases parte a equipa para 2026/27 e que evolução pretende ver relativamente ao trabalho desenvolvido nas últimas épocas?

Joel Rocha: “Partimos de uma base que considero hoje muito mais importante do que qualquer resultado do passado: temos uma cultura de trabalho bem definida, uma identidade que desenvolvemos de forma transversal e uma exigência de melhorar diariamente tudo a que nos propomos. Temos construído referencias, hábitos e uma identidade coletiva que permitem começar cada temporada não do zero, mas de um patamar diferente.

O que já fizemos em anos e épocas anteriores trouxe-nos até aqui, mas não será suficiente para nos levar onde queremos chegar. Queremos ser uma equipa ainda mais madura nas dificuldades, mais consistente nos seus comportamentos e capaz de manter a nossa identidade mesmo nos contextos de maior exigência competitiva.”

ZTF — O plantel apresenta várias alterações e recebeu jogadores com diferentes perfis, entre experiência internacional e margem de crescimento. Está satisfeito com as soluções que tem à disposição e que características procuraram acrescentar à equipa?

Joel Rocha: “As alterações obrigam-nos naturalmente a reconstruir algumas ligações, mas trazem também energia nova, outras características e novas possibilidades para a equipa. Procurámos jogadores que não fossem apenas uma soma de qualidades individuais, mas que pudessem acrescentar soluções ao nosso modelo e, simultaneamente, crescer dentro dele.

Interessava-nos aumentar a competitividade interna, acrescentar versatilidade e diferentes formas de resolver os problemas que o jogo nos coloca. Há jogadores com experiência acumulada e outros com enorme margem de evolução, e gosto dessa complementaridade.

O plantel vai ser avaliado por aquilo que conseguir construir em conjunto. O nosso desafio é transformar diferentes características, experiências e momentos de carreira numa equipa com ligações fortes, responsabilidades partilhadas e uma ambição comum.”

ZTF — O SC Braga tem vindo a consolidar-se entre as equipas de referência do futsal português. Que identidade pretende reforçar esta temporada e em que aspetos acredita que a equipa pode dar um novo salto competitivo?

Joel Rocha: “Queremos ser uma equipa com uma identidade bem vincada, quer pela organização ou por determinados comportamentos táticos, quer pela forma como queremos competir para ganhar. Uma equipa com personalidade, corajosa, comprometida, que procura ter iniciativa e que acredita, insiste e persiste mesmo quando o contexto se torna difícil.

Queremos conseguir transportar a nossa identidade para todos os jogos, independentemente do adversário. Precisamos de consistência, rigor no detalhe, adaptabilidade e estabilidade emocional. É nesse espaço, entre aquilo que já somos e aquilo que ainda podemos fazer de forma mais consistente, que acredito que existe uma enorme margem para crescermos.”

ZTF — Uma época com várias competições exige profundidade, regularidade e capacidade de resposta em diferentes contextos. Sente que este plantel está mais preparado para manter um nível elevado ao longo de toda a temporada?

Joel Rocha: “Acredito que temos soluções e características que nos permitem responder a diferentes exigências, mas estar preparado não é uma condição adquirida em Agosto. É algo que temos de demonstrar diariamente e construir ao longo da época.

Uma temporada longa vai obrigar-nos a gerir esforço, rendimento, momentos individuais, lesões, diferentes adversários e períodos de maior densidade competitiva. Para respondermos bem, não basta termos profundidade no plantel e precisamos que todos sintam que têm uma função, uma responsabilidade e capacidade real para ajudar a equipa.”

ZTF — O SC Braga tem assumido uma ambição crescente no futsal nacional. Qual é a fasquia para 2026/27 e que objetivos gostaria de ver a equipa concretizar no final da temporada?

Joel Rocha: “A nossa ambição faz parte daquilo que temos vindo a construir. Queremos desafiar a lógica do futsal português, estar novamente perto das decisões e ter capacidade para as ganhar. Esse é o patamar de exigência que colocamos sobre nós próprios.

Mais que palavras ou sentimentos, entre aquilo que queremos conquistar e o momento em que podemos fazê-lo vai existir muito trabalho, muita dedicação, muita resiliência e muito compromisso diário.

Não queremos viver de estatutos, sejam eles atribuídos ou conquistados. Queremos continuar a elevar o nosso nível de exigência, porque sabemos que aquilo que já fizemos não nos garante absolutamente nada sobre aquilo que ainda queremos conquistar.”

O SC Braga parte, assim, para 2026/27 com uma ambição claramente assumida. Joel Rocha quer uma equipa mais madura, consistente e preparada para responder aos diferentes contextos competitivos, mas, acima de tudo, capaz de transformar a presença regular junto das decisões em conquistas efetivas.


Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade