Casa do Benfica de Viseu já prepara estreia nos nacionais



Numa entrevista com Fernando Albuquerque, ao jornal do centro pode ler-se,

Criada há 15 anos, a Casa do Benfica de Viseu foi esta época convidada a integrar a II Divisão nacional de futsal, depois da impossibilidade de subida do Rio de Moinhos e da recusa do Sp. Lamego. A construção do plantel, os objetivos para a temporada, os apoios financeiros e a realidade do clube são alguns dos temas da conversa com Fernando Albuquerque, o presidente e treinador da equipa sénior das “águias” de Viseu.

Esta é a estreia do clube nos nacionais de futsal...
Foi um feito termos conseguido atingir um objetivo que já tínhamos há alguns anos que ainda não tinha sido concretizado.

Como foi crescendo a equipa de futsal?
Na Casa do Benfica apostámos no futsal como modalidade rainha. Nos primeiros anos tivemos futsal masculino, mas só por recriação e há uns 10 anos investimos no futsal de formação, onde hoje temos todos os escalões. Há meia dúzia de anos começámos a apostar nos seniores. Nenhum jogador na nossa equipa tem vencimento e por isso o nosso maior trunfo é o espírito de grupo. Claro que ninguém gosta de perder e quando temos associado o nome do Benfica muito menos, mas quando entrávamos em campo sabíamos que estávamos a lutar com outras armas. Todos os anos estávamos com o “bichinho” e este ano, ainda que com o terceiro lugar, conseguimos subir.

Quando houve o convite para a subida o “sim” foi imediato?
Tivemos um jogo em casa com o Lamego em que se empatássemos ficávamos em segundo. E nessa altura já desconfiávamos que o Lamego não ia subir e por isso começámos a preparar-nos para esse possível convite.

Uma preparação diferente da que tinham até aqui...
No futsal do distrital para o nacional há um salto muito grande, a nível competitivo e financeiro. Vamos continuar com os nossos jogadores a não receberem, será pelo espírito de grupo e pelo amor à camisola. Quanto aos custos das viagens, no distrital também já eram longas: íamos a Tabuaço, S. Martinho de Mouros, S. João da Pesqueira, mas todos os custos vão ser absorvidos por nós, temos que trabalhar para conseguir colmatar esses gastos. E depois há o subsídio da autarquia, sem esse apoio não seria possível.

Ultimamente temos ouvido falar muito sobre a questão dos apoios às equipas. Como está a ser tratada essa situação?
Há regulamentos que têm que ser cumpridos. Ao subirmos à II Divisão nacional e tendo havido já uma equipa no mesmo escalão presumo que os direitos sejam iguais. Não sou de falar dos outros clubes, até porque cada um tem que viver com a sua realidade, mas ao nível de apoios municipais se a realidade é igual tem que se receber o mesmo. Mas não podemos entrar em loucuras e temos que estar com os pés bem assentes.

E as entidades privadas, apoiam?
A nível de publicidade não está fácil. As empresas em Viseu também não têm dinheiro, mas vamos continuar a trabalhar.

E em relação à questão logística?
Na última época a nossa equipa de seniores treinava apenas uma hora e meia no pavilhão onde jogava, os outros treinos eram no pavilhão do quartel que não tem as mínimas condições e no inverno quase que não treinávamos porque tinha muita humidade. Para a nova temporada ainda não está definido, estamos à espera de uma decisão da Câmara. Mas, se continuar tudo como está, no mínimo, queremos mais dois ou três treinos no pavilhão onde vamos jogar, o Cidade de Viseu.

Como está a construção do plantel?
A equipa técnica serei eu e o professor Rui Maurício. Quanto ao plantel, estamos a contar com a maioria dos jogadores que tínhamos o ano passado. Temos algumas contratações, como é o caso do Ricky [foi posteriormente divulgada a chegada de Tiago Pinho e Magalhães]. Mas não é fácil, temos alguns problemas, até nas camadas mais jovens, porque os miúdos só querem ir para o futebol e depois temos o ‘handicap’ de não pagar.

A formação é uma ajuda na construção da equipa?
É o nosso motor. Num futuro próximo queremos que a nossa equipa sénior seja quase toda com jogadores da nossa formação.

Quais são os objetivos para esta época de estreia nos nacionais?
No mínimo, a manutenção. Não queremos sonhos maiores, queremos fazer um bom trabalho.

Olhando agora para a Casa do Benfica em todas as valências?
Temos o futsal, onde na formação são 120 miúdos, na ginástica são 200 atletas e com uma grande lista de espera. Há ainda o skyrunning, uma equipa de futebol de 7 que está diretamente ligada ao Benfica e no atletismo estamos a dar os primeiros passos. No total, a Casa do Benfica tem 450 atletas.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade